Albergaria-à-Velha

Decorações de Natal nascem a partir de máscaras recicladas em Albergaria-à-Velha

No primeiro semestre de implementação da reciclagem de máscaras no Município de Albergaria-a-Velha, no âmbito do projeto ToBeGreen, foram recolhidas cerca de 20 mil máscaras, o que equivale a um peso de 85 kg. Após a entrega num centro de tratamento, as máscaras foram transformadas em decorações de Natal, que a Câmara Municipal está a distribuir junto de crianças e instituições aderentes ao projeto.

Estrelas, trenós, flocos de neve ou árvores de Natal. São várias as formas e cores dos enfeites criados a partir de máscaras recicladas. A cada criança do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Autarquia está a entregar uma caixa com duas decorações, juntamente com um folheto explicativo do processo de reciclagem e um desenho para pintarem. Às instituições aderentes, que possuem um ponto de recolha de máscaras, está a ser entregue uma caixa com 50 enfeites para decorarem a sua árvore de Natal. Para o Município, é importante a comunidade ver um exemplo prático de um produto fabricado a partir do processo de reciclagem, sendo esta uma forma de motivar a adesão de mais pessoas a esta importante prática em prol de um melhor ambiente.

No Concelho, estão colocados 11 contentores de recolha de máscaras nos seguintes locais: Escola Secundária de Albergaria-a-Velha; Escola Básica de Albergaria-a-Velha; Edifício dos Paços do Concelho; Armazéns da Câmara Municipal; Conservatório de Música da Jobra; Associação de Infância Dona Teresa – Creche “O Cogumelo”; Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha; Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; Associação Social para Idosos com Vida; Loja ToBeGreen (Centro Coordenador de Transportes de Albergaria-a-Velha).

Recolhidos 186 kg de têxteis para reciclar

Além da reciclagem de máscaras, o projeto ToBeGreen, ao qual o Município aderiu em abril, promove a reciclagem de têxteis, bem como a troca de vestuário, numa lógica de desenvolvimento da economia circular. No caso dos têxteis para reciclagem, foram recolhidos 186 kg, que vão servir de matéria-prima para a criação de fios têxteis ou placas de isolamento acústico, entre outros produtos.

Quanto às peças de roupa em bom estado, entregues na loja ToBeGreen, foram colocados 305 artigos na app de trocas. Nesta aplicação, os munícipes registados podem adquirir diferentes peças de vestuário, utilizando como “moeda” os pontos acumulados com a entrega de têxteis. Podem ser encaminhadas peças de vestuário para reciclagem e troca durante o horário de funcionamento da loja, às quintas-feiras, das 11h00 às 16h30.

O cenário pandémico trouxe consigo desafios acrescidos no que concerne às boas práticas ambientais. Dada a necessidade do uso de máscaras e a grande utilização dos modelos descartáveis, assistimos a um novo problema ambiental, com milhões de máscaras a serem colocadas juntamente com os resíduos indiferenciados ou descartadas, de forma negligente. Quanto à indústria da moda, a segunda maior poluidora do mundo, ela exige cada vez mais recursos naturais para a produção de novos artigos, que são despois descartados com muita facilidade. Estima-se que 4% destas peças acabem em aterros.

O Município de Albergaria-a-Velha, consciente desta problemática, está empenhado em implementar vários projetos de economia circular, que abarcam não só a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais, mas também a luta contra o desperdício alimentar, a compostagem ou a promoção de estilos de vida mais sustentáveis.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo