Albergaria-à-Velha

Laboratório de Programação e Robótica nasce na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

Já se encontra em funcionamento o Laboratório de Programação e Robótica na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. Este é um novo espaço de inovação e experimentação, onde estudantes e famílias do Concelho podem desenvolver diferentes projetos criativos.

O Laboratório de Programação e Robótica foi concretizado no âmbito do projeto “Scratch 4 All” promovido pela InovaRia- Rede de Inovação em Aveiro e pelo CASPAE, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha. Esta atividade dá seguimento à atividade Scratch On Road, em que todos os alunos do 4.º ano do Município estão a aprender a Linguagem de Programação Scratch nas aulas de Oferta Complementar com a coordenadora do projeto.

Neste espaço de inovação e criatividade, estão disponíveis 3 robots humanoides (EZ-robots), Arduínos (introdução à eletrónica), Croc & Play, 3 drones , robots DOC com atividades adaptadas, impressoras 3D e outros jogos didáticos, anteriormente adquiridos pelo Município. Além do acesso autónomo ao Laboratório durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, sempre com o devido acompanhamento técnico, vão ser dinamizadas regularmente oficinas temáticas para diferentes públicos.

A iniciativa “SCRATCH 4 ALL” pretende contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade e inovação do sistema de educação e formação nacional, para a redução e prevenção do abandono escolar precoce, para o estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação, bem como para o desenvolvimento de competências específicas atualmente fortemente valorizadas em termos educativos, profissionais e sociais. Associa-se, ainda, uma outra problemática que se relaciona com a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no que diz respeito, particularmente, à integração de mulheres no ensino superior em áreas ligadas às engenharias e tecnologias.

Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “este projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Educação do Município, espelha a visão do executivo municipal e o excelente dinamismo da rede de inovação em educação. A parceria estabelecida para este projeto vem confirmar que juntos conseguimos mais e melhor. Trata-se de uma boa prática em contexto escolar que pretendemos disponibilizar ao público utilizador da Biblioteca Municipal, crendo que espaços como este se tornem contextos de aprendizagem ativa”.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend