Empreitada de águas residuais da Aguieira, Outeiro e Mourisca do Vouga arrancou ontem

Data:

Teve lugar, no Largo da Capela de Á-dos-Ferreiros, o arranque da empreitada de Águas Residuais da Aguieira/Outeiro/Mourisca do Vouga, uma obra realizada pela AdRA – Águas da Região de Aveiro que conta com um investimento de mais de dois milhões de euros (2.087.851,56 euros).

Esta é uma intervenção que atravessa duas freguesias (Valongo do Vouga e Préstimo) e, quando terminada, irá beneficiar cerca de 800 famílias e empresas. Uma obra que contempla a execução de 15 quilómetros de rede de drenagem de águas residuais, bem como a construção de 284 ramais domiciliários e nove sistemas elevatórios de águas residuais e condutas elevatórias.

No momento do início desta empreitada, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, lembrou a importância que esta intervenção tem no quadro das obras de saneamento e abastecimento de água que estão em andamento no concelho. “Estamos a entrar, agora, nas freguesias mais serranas do nosso concelho e temos, atualmente a decorrer intervenções em Jafafe e na zona central de Barrô”, apontou, salientando ainda a importante obra de abastecimento de água a Agadão, num investimento de mais de dois milhões de euros, que neste momento está a decorrer na zona de Alcafaz e Caselho.

Apesar do volume de intervenções de saneamento e águas residuais, com esta capacidade de concretizar que a AdRA vai tendo no concelho, o Presidente da Câmara apontou para as que ainda estão em falta, nomeadamente em Sernada e Aguada de Cima (Bustelo e Vale Grande). “Depois desta grande empreitada que aqui se vai iniciar, estes são os três locais mais prementes e que deveremos avançar nos tempos mais próximos ”.

O Edil apelou à parceria das Juntas de Freguesa na sensibilização e compreensão junto da população enquanto as obras decorrem, porque implicam “necessariamente lama e pó”. Ainda assim, o resultado final e os benefícios “fazem valer a pena”.

A este propósito salientou a quantidade e, sobretudo, a qualidade da água “das melhores do país” que é fornecida pela AdRA, para a qual contribui a ampliação do Sistema Regional do Carvoeiro, onde “estamos ao melhor nível e que a todos deve orgulhar”.

Uma visão regional para resolver problemas locais

O presidente do Conselho de Administração da AdRA, Fernando Vasconcelos, avança, sobre este assunto, alguns números “esclarecedores”, que conferem à água fornecida pela AdRA (em testes fiscalizados e verificados pela entidade reguladora nacional do sector, a ERSAR) uma conformidade de 100%, algo que “não é verdade em todo o lado pelo país”.

Quanto ao investimento iniciado ontem, salientou que este efluente vai ser recolhido e enviado para o sistema central da AdCL, onde vai ser tratado, sendo “devolvido aos meios recetores de forma adequada para que a água possa ter de novo outro tipo de utilizações”.

A solução que está a ser feita é fruto, sublinha, de “uma visão regional para conseguir ter respostas (adequadas) aos problemas locais”. Fernando Vasconcelos frisou que, desde que foi criada, a AdRA já investiu mais de 140 milhões de euros em equipamentos e na expansão e melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

Jorge Almeida lembrou que, aquando da constituição da AdRA, há dez anos, o Município de Águeda tinha “um nível muito baixo de concretização de abastecimento de água e saneamento relativamente aos nossos vizinhos”, defendendo que, numa altura em que existia “um conjunto muito significativo de fundos comunitários” ao dispor, “era preciso que alguém tomasse conta desta área, que o fizesse em nome desta região e que libertasse os municípios para concretizarem todo um outro conjunto de obras”.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend