Agenda Águeda Desporto Live

Os melhores pilotos do mundo brilham no Crossódromo Internacional do Casarão

Mundial de Motocross foi marcado ainda por uma homenagem ao piloto português Paulo Gonçalves

O Crossódromo Internacional do Casarão foi palco de todas as atenções no último fim de semana. O Mundial de Motocross trouxe a Águeda os melhores pilotos da atualidade e uma enchente de aficionados de vários países que não arredou pé até conhecerem os vencedores, numa moldura humana há muito aguardada e que deu um colorido muito especial à competição.

Os pilotos não desiludiram e brindaram o público com a velocidade e as acrobacias que esta modalidade proporciona e que atrai tantos admiradores, de todas as idades. Por entre o público, gritavam-se os nomes dos ídolos, motivando-os, e viam-se crianças com as suas motos em miniatura, numa alegria contagiante, ansiosas por crescerem para um dia estarem também em pista.

“Este é um espetáculo único e que deixa a marca de Águeda no panorama desportivo internacional de alta competição, neste que é considerado dos melhores circuitos mundiais da modalidade”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que aproveitou para dar os parabéns à ACTIB – Águeda Action Club pela organização desta prova.

Também Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientou a importância deste evento, que contou mais uma vez com o apoio do Município, considerando que “promove não só o desporto como todo o nosso território e afirma Águeda nos contextos nacional e internacional”.

A ronda portuguesa da competição envolveu as categorias de MXGP (com a vitória do espanhol Jorge Prado) e MX2 (vitória para o francês Tom Vialle), para além do Mundial Feminino e Europeu de 250cc, tudo a decorrer em dois dias intensos de provas e corridas.

Homenagem a Paulo Gonçalves

Um dos momentos mais marcantes deste fim de semana foi a homenagem realizada ao piloto português Paulo Gonçalves, que morreu durante a sétima etapa do Dakar, em janeiro de 2020, e que era amigo do ACTIB e embaixador da marca “Águeda, Capital do Motocross”.

Durante o intervalo de provas, ontem à tarde, uma mancha humana de amantes de motocross associaram-se aos familiares e amigos de Paulo Gonçalves para assistirem à homenagem, o descerrar de uma réplica artística do piloto em cima da sua moto.

No momento, que foi presidido por Jorge Almeida (Presidente da Câmara de Águeda) e dirigentes do clube, para além de mostrar a réplica, foi ainda ouvida “A Portuguesa”, hino nacional tantas vezes entoado nos feitos do piloto português.

“Paulo Gonçalves era uma referência no motociclismo nacional, que teve sempre uma ligação muito forte a Águeda, pelo que hoje esta homenagem é um simbólico, mas sentido, ato de justiça pelo que ele fez, mas essencialmente pelo que ele era, como atleta, personalidade desportiva e ser humano”, declarou Jorge Almeida, perante os familiares e amigos do piloto visivelmente emocionados pelo momento proporcionado em Águeda.

Na homenagem marcaram ainda presença Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Marlene Gaio, Vereadora; Manuel José Marinheiro, presidente da Federação de Motociclismo de Portugal; para além de outras individualidades ligadas ao motociclismo e ao ACTIB.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend