Programa de educação ambiental promovido pela Câmara de Águeda foi um sucesso

Data:

A Câmara Municipal de Águeda promoveu um programa de educação ambiental, designado “Rio de Todos”, com o objetivo de sensibilizar as crianças dos 5.º e 6.º anos de escolaridade para o ambiente, sustentabilidade e ciência, através de atividades lúdicas e pedagógicas. A iniciativa, desenvolvida no âmbito do projeto LIFE Águeda, iniciou a 4 de novembro do ano passado e terminou na última sexta-feira (dia 1 de abril).

No total, foram realizadas 42 sessões lúdico-pedagógicas, envolvendo mais de 840 crianças e mais de 50 professores acompanhantes dos 5. e 6.º anos (2.º Ciclo do Ensino Básico) do concelho.

“Esta ação é mais um exemplo das medidas de sensibilização ambiental que realizamos ao longo do ano, envolvendo a comunidade educativa, certos de que o contacto desde cedo com as temáticas da preservação ambiental é relevante para a adoção de comportamentos sustentáveis, com reflexos na preservação do nosso ambiente”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu o empenho dos professores e técnicos na dinamização desta iniciativa.

Este programa, que foi desenvolvido ao longo de cinco meses em todas as escolas do 2.º Ciclo do concelho, foi “um sucesso e é demonstrativo do uso de ferramentas pedagógicas criativas para abordar assuntos sérios e sensibilizar crianças e jovens para a importância da sustentabilidade ambiental”.

As sessões estavam divididas em três momentos, que culminaram numa salutar competição: uma palestra apoiada por elementos multimédia (filme e apresentação), um twister ambiental (jogo do chão) e um quiz/aplicação LIFE.

Refira-se que, neste programa, foram abordados temas como a importância da preservação da biodiversidade, a continuidade fluvial, a vegetação e habitats ribeirinhos, a valorização dos recursos hídricos, o controlo de espécies invasoras e a pesca sustentável. Visa também promover uma maior valorização das linhas de água da região, particularmente na vertente de conservação da natureza e do património ambiental dos rios Águeda e Alfusqueiro.

No seguimento deste projeto, desenvolvido em contexto de sala de aula, estão agora a ser propostas atividades pelas escolas, levando as crianças a um contacto mais próximos com os nossos rios.

Mais informações, os interessados devem usar o e-mail [email protected]

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend