Agenda Ambiente Cultura Live Sever do Vouga

Numa ação de educação ambiental da SeVerde, Severi estreia primeira peça de teatro infantil

A SeVerde continua a promover a educação ambiental junto dos severeses. Desta vez a ação é dirigida aos mais novos

A SeVerde continua a promover a educação ambiental junto dos severeses. Desta vez a ação é dirigida aos mais novos: alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e respetivas famílias. Para isso desafiou a Severi a criar uma peça de teatro que incentivasse os mais novos a cuidarem do seu planeta. Chama-se a Greve da Maria das Gotas e a estreia é já no sábado, dia 14 de maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga. No total, há 4 sessões previstas no mês de maio. As inscrições são gratuitas, mas requerem inscrição.

A partir de agora não há mais nem uma gotinha de água no nosso planeta. Maria das Gotas e os seus milhares de milhões de irmãs entraram em greve. Estão em protesto porque os humanos não têm sido muito amigos da Terra. Este é o ponto de partida da aventura em que a jovem Elisa vai juntar-se ao senhor Luís para tentarem salvar o planeta e que traz uma mensagem bem simples para a pequenada: bastam pequenos gestos para fazer a diferença.

Como explica Isabel Tavares, Presidente da SeVerde, a associação está a desenvolver um projeto de educação ambiental destinado aos alunos de todos os níveis de ensino. Neste momento, estão, assim, a promover sessões diretas com os alunos, interpelando-os a serem parte ativa neste processo. “Iremos promover palestas às turmas do 6º, 9º e 12º anos, contudo, consideramos que para os mais pequenos, a forma mais eficaz de os impactar seria uma peça de teatro que os permitisse aprender de forma divertida e foi assim que decidimos lançar o repto à Severi.

A greve de Maria das Gotas leva ao palco cinco severenses. No total serão promovidas 4 sessões. Para além da estreia, o espetáculo sobe à cena nos dias 21 e 28 de maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal e no dia 29, integrada na celebração do dia da energia. A ação conta com o apoio da Câmara Municipal de Sever do Vouga e do Agrupamento de Escolas.

As ações de sensibilização são só uma das muitas iniciativas que têm sido promovidas pela SeVerde. “Já concretizamos a plantação de Ervões autóctones – uma por turma- em todas as escolas, para comemorar o dia da floresta autóctone. Mais tarde, implementamos em todas as escolas contentores para recolha de escovas de dentes usadas para a incorporação em pranchas de surf adaptado”, resume Isabel Tavares. O objetivo passa pela “consciencialização dos alunos e respetivas famílias para a problemática da sustentabilidade e mostrar que todos podemos fazer qualquer coisa, por mínima que pareça”, remata a dirigente.

Publicidade

Siga-nos no facebook

Publicidade

Feliz Natal e Bom Ano Novo

Send this to a friend