Mealhada participa na Festa do Mosaico CenCyl 2022

Data:

A Mealhada participa na Festa do Mosaico CenCyL 2022, que está a iniciar-se e se prolongará pelos meses de outubro e de novembro. A iniciativa, que une Portugal e Espanha, contempla diversas atividades relacionadas com o tema “O Mosaico – Património e Criatividade”. As atividades, presenciais e online, dirigem-se a todos os interessados, bem como ao público escolar, ao qual a iniciativa dedica uma vertente específica.   

A Festa do Mosaico CenCyL 2022 congrega Sítios, Monumentos e Museus da Região Centro de Portugal e da Comunidade de Castela e Leão, em Espanha. É um evento que procura promover o património cultural relacionado com o Mosaico de diversos períodos históricos, apelando, igualmente, à criatividade de cada um. Com atividades presenciais e online, os participantes são desafiados a criar os seus próprios mosaicos, inspirando-se, para tal, no património rico e diversificado presente em diversos Sítios e Monumentos como, por exemplo, no Convento de Santa Cruz do Bussaco com o seu conjunto de “embrechados”.  

A participação é simples: presencial, nos locais selecionados para a realização de algumas das atividades, ou online, através de códigos QR. Nesta é possível participar criativamente utilizando o smartphone pessoal ou um tablet. Poderá criar os seus mosaicos digitais e enviar os seus preferidos para serem apresentados na Exposição Virtual, no website https://festadomosaico.pt. Bastará anexar os ficheiros “png” gerados no seu dispositivo ao seu email dirigido a [email protected] .

O Município de Mealhada é um dos Municípios participantes na iniciativa transfronteiriça, recebendo as três vertentes de atividades do Programa durante os meses de setembro, outubro e novembro. 

“Trata-se de uma iniciativa interessante, quer do ponto de vista turístico, quer cultural, uma vez que remete e procura dar visibilidade a elementos de elevada importância patrimonial que nem sempre têm o palco que merecem e que, pela sua valia histórica e patrimonial, ajudam a diversificar e diferenciar a experiência turística”, sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A Festa do Mosaico CenCyL é uma iniciativa desenvolvida no seio da Comunidade de Trabalho CenCyL, sob a responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da Junta de Castela e Leão.

Concebida e coordenada pela MosaicoLab.Pt, a Festa do Mosaico deseja promover a “pessoa criativa” através do contacto dos públicos com o Património Cultural e das experiências criativas que propõe em contextos adequados

.Press - Ficheiro PDF Press Release – 23 setembro 2022

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Fábrica da Fantasia abre as portas aos bastidores do Carnaval de Estarreja [4 e 5 fevereiro]

à história de um dos maiores e mais antigos...

Carta Metropolitana para a Cultura em discussão pública em S. João da Madeira

A 9 de fevereiro, às 21h30, nos Paços da Cultura. Inscrições online gratuitas.

Sessão temática aborda competências socioemocionais e saúde mental no dia 8 de fevereiro às 18h00 na Escola das Fontainhas

A participação é gratuita e aberta ao público em geral, mediante inscrição online.

1º Meeting da ação INDUSTRY MEETINGS 4.0 do Metal4Future foi um sucesso contando com 24 participantes

Na manhã de dia 26 de janeiro realizou-se o primeiro de quatro meetings da ação INDUSTRY MEETINGS 4.0, na Aida CCI em Aveiro, com Afonso Lopes da Hozen Consulting a falar sobre “Inovação e Transformação Digital”.
  • https://c32.radioboss.fm:18609/stream

Send this to a friend