Linha do Vouga inspira exposição e espetáculo de teatro em S. João da Madeira

Data:

O projeto “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria” consiste num conjunto de ações, programadas em rede para os concelhos de Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra. O objetivo é o de explorar as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

Nesse âmbito, S. João da Madeira recebe a exposição “O Vouguinha e a Icónica Linha do Vale do Vouga”, que estará patente no edifício da Torre da Oliva, de 23 de novembro a 12 de dezembro. Uma iniciativa promovida pela promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de S. João da Madeira.

Convidando os visitantes a fazerem uma viagem pela história deste equipamento único no País, a exposição procura sensibilizar para a necessidade de salvaguarda da memória da Linha do Vouga, apresentado painéis informativos, peças originais e objetos cenográficos.

Teatro com participação da comunidade local

Também com enquadramento no projeto “À Volta do Vale das Voltas”, vai subir ao palco da Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, no dia 27 de novembro, o espetáculo de teatro “Braço, Carvão e Aço”, com duas sessões (15h30 e 19h00). O acesso é gratuito mediante levantamento prévio de ingresso nas bilheteiras locais. 

Com a presença de uma intérprete de língua gestual, essas apresentações resultam de uma criação da companhia “Teatro em Caixa”, para maiores de 6 anos, com a participação de comunidade local, nomeadamente de atores de grupos de S. João da Madeira: Aceite, CERCI e Companhia de Teatro Leal.

Na preparação do espetáculo registou-se também à participação da indústria e comércio local, como sucedeu com empresas do setor da chapelaria – FEPSA, “Ruas e Pinho, Lda.” e “Costa Larga, Lda” –, através do reaproveitamento de desperdícios para criação de figurinos e objetos de cenografia.

Adicionalmente, conta com a participação das professoras e artistas Celeste Cerqueira e Sónia Catarino, e alunos dos cursos de Artes e de Multimédia, da Escola Serafim Leite, os quais, além de integrar a peça, também asseguram a produção de parte da cenografia e elementos vídeo.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A 34ª edição do Banco Solidário Animal (BSA), decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Abril

Nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia e...

Caminhada para ajudar a AHMA contou com mais de 100 participantes

A caminhada que se realizou no dia 17 de março, na Costa Nova, contou com mais de 100 participantes, que se quiseram assim unir a esta causa
Send this to a friend