Ílhavo promove Encontro de Políticas Públicas no Envelhecimento 

Data:

A Câmara Municipal de Ílhavo promove o “4.º Encontro de Políticas Públicas na área Envelhecimento” no dia 13 de fevereiro, no Museu Marítimo de Ílhavo, com o tema “Inovação e Ciência feita pelas Mulheres para os Mais Velhos”. 

O Encontro inicia-se às 9h30 com a exibição do documentário “Entrelinhas”, estando a abertura oficial do Encontro marcada para as 10h com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo. 

O programa aborda os temas “Novos métodos para trabalhar com a comunidade sénior – Prescrição Social”, com Louíse Hoffmeister (Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa), e “Inovação Tecnológica”, com Pedro Rocha (Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar). 

“Inovação e Ciência feita pelas mulheres para os mais velhos” será o mote para uma conversa sobre a investigação e criação no Laboratório do Envelhecimento com Joana Portugal (Cooperativa Aproximar – Amadora), Ana Veloso (Universidade de Aveiro), Susana António (Projeto “A Avó Veio Trabalhar”) e Rosângela Sousa (Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria do Centro de Saúde de Ílhavo). A moderação será de Sara Guerra (Universidade de Aveiro). 

Seguir-se-á o debate “O presente e o futuro das políticas públicas no envelhecimento” com Alexandra Rodrigues (Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDRC) e Luís Jacob (Presidente da Rede Universidades Seniores), moderado por Mariana Ramos (Vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo). 


Durante a tarde, há oficinas práticas para trabalho, com distribuição por grupos, em torno das seguintes temáticas :“Plantar e estimular os mais velhos”, com Élia Maricato (Associação BioLiving); “Como criar uma Comissão de Proteção ao Idoso?”, com Daniela Oliveira e Ana Mota (Comissão de Proteção ao Idoso de Penafiel); “Como implementar um curso de prevenção de quedas?”, com Mónica Santos (Unidade de Cuidados na Comunidade “Laços Mar e Ria”); “Como pedir o estatuto do cuidador informal”, com Raquel Neves e Catarina Barradas (Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes de Aveiro);  “Que financiamento existe para os meus projetos sociais?”, com Andreia Dias (Cooperativa de Solidariedade Social e Educação de Vila Nova Gaia) e “Desenho empático e criativo de tecnologia digital para um envelhecimento ativo e saudável”, com Francisco Regalado (Universidade de Aveiro). 

O encerramento será assinalado com o tema “Promovam a inovação nos projetos com os mais velhos!” com Alexandra Neves (Portugal Inovação Social). 

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Formulário online

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Send this to a friend