Turismo Centro de Portugal apresentou a Sustentabilidade como eixo essencial para o desenvolvimento da região na BTL

Data:

O Manifesto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) deste território, num esforço conjunto para que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística. Esta é uma certificação atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

Assinaram o Manifesto para a Sustentabilidade a TCP e os presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A assinatura foi antecedida da apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por parte de Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal.

Pedro Machado, presidente da TCP, justificou a aposta nesta iniciativa. “Quando definimos esta estratégia, em 2019, sabíamos que era um projeto ambicioso, uma vez que envolve 100 municípios, que representam 32 por cento do território nacional. Mas também sabíamos que a sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos. Este projeto vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão territorial”, explicou.

Outro momento alto, igualmente promovido pela Turismo Centro de Portugal, foi a assinatura do protocolo de parceria Estrada Nacional 17 – EN17. Este protocolo visa a estruturação turística da EN17, uma estrada cénica que atravessa duas Comunidades Intermunicipais. Assinaram o documento Pedro Machado e os presidentes da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, e das Beiras e Serra da Estrela, Luís Tadeu.

Presidente da República e líder do PSD visitaram espaço

O dia foi também marcado, logo de manhã, pela visita do Presidente da República ao stand da TCP. Acompanhado por Daniela Carneiro, Ministra do Turismo do Brasil, Pedro Machado e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Marcelo Rebelo de Sousa, percorreu os vários espaços da região representados no stand, trocou palavras de simpatia e tirou muitas fotografias.

À tarde, o presidente do PSD, Luís Montenegro, fez igualmente questão de conhecer a presença do Centro de Portugal na BTL, tendo assistido a algumas apresentações.

O programa do primeiro dia continuou com a degustação de produtos 4 Maravilhas da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão –, seguindo-se a apresentação da e-bike Xisto, uma bicicleta elétrica concebida pelas Aldeias do Xisto.

Depois de dois momentos de showcooking, um dedicado aos Sabores de Aveiro, pelo chef Luís Lavrador, e outro pela EFTA – Escola de Formação em Turismo de Aveiro, o Município de Tábua deu a conhecer a iniciativa TÁBUA de Queijos e Sabores da Beira. De seguida, o Museu do Caramulo apresentou o projeto “Caramulo, Uma Viagem no Tempo”, a que se sucederam dois momentos destinados a um dos produtos mais apreciados da região: a Rota Turística e Gastronómica dos Queijos Centro de Portugal, numa iniciativa da InovCluster; e a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

No espaço de programação seguinte, o Município de Viseu apresentou o Programa V-900, uma nova campanha de promoção turística que vai assinalar os 900 anos de atribuição do foral à cidade.

A programação continuou com o espaço dedicado à apresentação de projetos e produtos turísticos da Região de Leiria, nomeadamente a apresentação do Rallye Verde Pino, da iniciativa Visite Leiria 2023, do Património Stephens (Marinha Grande), uma encenação histórica pombalina (Pombal) e uma mostra e degustação gastronómica da Região de Leiria.

O primeiro dia terminou com a apresentação do festival Gliding Barnacles, da Figueira da Foz, que comemora uma década.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Send this to a friend