Associações de Imprensa lamentam desrespeito pela comunicação social

Data:

A AIC (Associação de Imprensa de Inspiração Cristã), API (Associação Portuguesa de Imprensa), APR (Associação Portuguesa de Radiodifusão) e ARIC (Associação de Rádios de Inspiração Cristã) lamentam profundamente que o Governo não tenha ainda procedido ao pagamento dos montantes dos projetos cofinanciados ao abrigo do Regime de Incentivos à Comunicação Social Regional e Local.

As associações signatárias continuam inacreditavelmente à espera que seja assinado o despacho conjunto de três ministérios (Cultura, Coesão Territorial e Finanças) que permita que o GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura possa fazer a liquidação dos incentivos dos projetos instruídos no ano passado e que se encontram retidos em todas as Comissões de Coordenação Regional.

Tendo aberto no passado dia 1, como manda a lei, o período de apresentação de candidaturas ao Regime de Incentivos à Comunicação Social Regional e Local para 2023, sem que as candidaturas do ano passado tenham sido ainda pagas, é altamente criticável e incompreensível que o Governo não resolva o que lhe compete com a publicação do referido despacho em Diário da República e que prejudique os jornais regionais e as rádios locais com esta posição.

As associações signatárias há muito que têm vindo alertar a tutela, concretamente o sr. Ministro da Cultura, para a resolução deste problema que afeta muitas dezenas de editores e operadores, sem que tenha respondido de forma cabal e esclarecedora a este problema que afeta muitos órgãos de comunicação social em todo o país e que compromete a eficácia destes apoios públicos para a melhoria e sustentabilidade do setor. Em causa está um apoio público que ronda um milhão de euros, cabendo aos operadores/editores o cofinanciamento de igual parte para os projetos que apostam na transição para o digital dos media e para o combate à iliteracia mediática.

Este tratamento do Governo para com a comunicação social regional e local é totalmente inaceitável e apelamos ao Sr. Primeiro Ministro que faça cumprir a lei e que defenda a comunicação social regional e local, cuja existência e sobrevivência se encontra cada vez mais ameaçada no nosso país.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

1.º Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável realiza-se a 27 e 28 de Outubro 

“Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola” é o tema da edição de estreia do Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável (CIMES) que se realiza nos dias 27 e 28 de outubro, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Albergaria celebra dia internacional da pessoa idosa

O Município de Albergaria-a-Velha celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) com a Agenda Idade Maior, de 27 de setembro a 4 de outubro, constituída por um conjunto de atividades que visam promover um envelhecimento ativo e saudável.

Requalificação do Centro de Saúde é uma “obra verdadeiramente importante”

Ministro da Saúde enalteceu, na cerimónia de inauguração, o trabalho do Município na criação de condições nas unidades de saúde do concelho

Câmara de Águeda recebe novos alunos da ESTGA

Estudantes foram desafiados a aproveitarem a “oportunidade de ouro” que a Educação superior permite, a integrarem as empresas locais e a fixarem-se no concelho
Send this to a friend