Farmácia Central de Ovar e Amigos do Cáster promovem campanha de sensibilização para a reciclagem de medicamentos fora de uso

Data:

Com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de serem correctamente encaminhados para reciclagem os resíduos decorrentes da utilização de medicamentos, a Farmácia Central de Ovar encontra-se a promover uma campanha em parceria com os Amigos do Cáster.

Até ao final do mês de Março, por cada 1 kg de resíduos que sejam entregues para reciclagem, a Farmácia Central de Ovar irá doar € 2,00 aos Amigos do Cáster, para apoiar o nosso trabalho conservacionista.

Aproveite para fazer a arrumação da sua “farmácia doméstica”, e seleccionar os medicamentos que já não utiliza, os que já não necessita e os que estão fora de prazo, incluindo os materiais usados no seu acondicionamento e embalagem (como cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, ampolas e bisnagas), bem como os acessórios utilizados para facilitar a administração dos fármacos (como colheres, copos, seringas doseadoras, conta gotas e cânulas).

A entrega destes resíduos na Farmácia permite evitar a contaminação dos solos e águas pelos seus constituintes, particularmente pelas substâncias activas e excipientes utilizados na sua produção. Os restos de medicamentos recolhidos são encaminhados para eliminação através de incineração com valorização energética, enquanto os materiais de embalagem e de acondicionamento (compostos por papel, cartão, plástico ou vidro), são separados e enviados para reciclagem.

#NãoHáPlanetaB

A Farmácia Central de Ovar (na Praça da República, em frente à Câmara Municipal) está aberta de Segunda a Sexta-Feira das 8h30 às 19h e ao Sábado das 8h30 às 13h.

O QUE DEVE ENTREGAR

Embalagens e medicamentos, incluindo os folhetos e as caixas, mesmo que contenham blisters, frascos, bisnagas, entre outros, quer estejam vazios ou contenham restos de medicamentos (xaropes, comprimidos, cremes, etc.).

O QUE NÃO DEVE ENTREGAR

Agulhas e seringas, termómetros de mercúrio, pilhas, aparelhos eléctricos e electrónicos, material de penso e cirúrgico (gaze, algodão, álcool etílico, água oxigenada), produtos químicos, detergentes, fraldas e radiografias (existem anualmente campanhas específicas para recolha de radiografias, promovidas pela AMI, esteja atento/a!).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Águeda, feira promove Desporto Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer...

Concurso público para construção do edifício sede da CER em Águeda

A Câmara Municipal de Águeda aprovou em reunião de...

S. João da Madeira “vacina” árvores para combater pragas

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara...

Redução de resíduos indiferenciados em 6% na Mealhada

A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos...
Send this to a friend