Farmácia Central de Ovar e Amigos do Cáster promovem campanha de sensibilização para a reciclagem de medicamentos fora de uso

Data:

Com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de serem correctamente encaminhados para reciclagem os resíduos decorrentes da utilização de medicamentos, a Farmácia Central de Ovar encontra-se a promover uma campanha em parceria com os Amigos do Cáster.

Até ao final do mês de Março, por cada 1 kg de resíduos que sejam entregues para reciclagem, a Farmácia Central de Ovar irá doar € 2,00 aos Amigos do Cáster, para apoiar o nosso trabalho conservacionista.

Aproveite para fazer a arrumação da sua “farmácia doméstica”, e seleccionar os medicamentos que já não utiliza, os que já não necessita e os que estão fora de prazo, incluindo os materiais usados no seu acondicionamento e embalagem (como cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, ampolas e bisnagas), bem como os acessórios utilizados para facilitar a administração dos fármacos (como colheres, copos, seringas doseadoras, conta gotas e cânulas).

A entrega destes resíduos na Farmácia permite evitar a contaminação dos solos e águas pelos seus constituintes, particularmente pelas substâncias activas e excipientes utilizados na sua produção. Os restos de medicamentos recolhidos são encaminhados para eliminação através de incineração com valorização energética, enquanto os materiais de embalagem e de acondicionamento (compostos por papel, cartão, plástico ou vidro), são separados e enviados para reciclagem.

#NãoHáPlanetaB

A Farmácia Central de Ovar (na Praça da República, em frente à Câmara Municipal) está aberta de Segunda a Sexta-Feira das 8h30 às 19h e ao Sábado das 8h30 às 13h.

O QUE DEVE ENTREGAR

Embalagens e medicamentos, incluindo os folhetos e as caixas, mesmo que contenham blisters, frascos, bisnagas, entre outros, quer estejam vazios ou contenham restos de medicamentos (xaropes, comprimidos, cremes, etc.).

O QUE NÃO DEVE ENTREGAR

Agulhas e seringas, termómetros de mercúrio, pilhas, aparelhos eléctricos e electrónicos, material de penso e cirúrgico (gaze, algodão, álcool etílico, água oxigenada), produtos químicos, detergentes, fraldas e radiografias (existem anualmente campanhas específicas para recolha de radiografias, promovidas pela AMI, esteja atento/a!).

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend