Semana da poesia está de volta a Oliveira do Bairro de 20 a 25 de março

Data:

De forma a celebrar o Dia Mundial da Poesia, assinalado anualmente a 21 de março, o Município de Oliveira do Bairro, através da Biblioteca Municipal e da Rede de Bibliotecas local, vai promover mais uma edição da campanha “Ao Sabor da Poesia”, entre os dias 20 e 25 deste mês.

Ao longo desta semana, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai ter patente a exposição “Poemas de Letras… Letras de Poemas…”, com uma seleção dos poemas elaborados no âmbito da atividade “Poesia a Corar”, realizada em 2022, e contará com vários ateliês de promoção do livro e da leitura e atividades lúdicas e pedagógicas.

Para dia 21, destacam-se o ateliê “Ler Tem Muita Pinta”, às 11h00, para crianças dos 2 aos 10 anos, e o serão poético “Uma árvore e um pássaro encontram-se”, às 21h00, destinada ao público em geral. Nos dias seguintes, projeto “Contar-te” apresenta-se com três sessões marcadas para os dias 22 (10h30 e 14h30) e 23 (10h30), para crianças dos 3 aos 10 anos.

No dia 24 de março (11h00), a Biblioteca Municipal recebe a leitura encenada da obra literária “Memorial do Convento”, de José Saramago. Esta atividade, destinada a jovens a partir dos 14 anos, será dinamizada pelo escritor Miguel Simões. Segue-se, no dia 25 (10h30), o ateliê “Sentidos na Leitura”, para crianças dos 3 aos 6 anos.

A edição deste ano de “Ao Sabor da Poesia” volta a contar com a participação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB), sendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e pessoal não docente) desafiada a participar na atividade “Poesia a Corar – Pequenos Poetas, Poemas Gigantes”, através da elaboração de um poema sobre as temáticas da “inclusão, tolerância e diversidade cultural”.

O programa de atividades inclui ainda sessões da atividade “Encontros com… Paulo Santos”, a realizar entre os dias 20 e 24 de março, para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do AEOB. Nesta atividade, o escritor e apicultor vem falar aos mais novos da importância das abelhas para a existência de vida no planeta Terra.

Também nos dias 21 e 24 acontecem, respetivamente, “Melodias Poéticas” (11h00), na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, para crianças dos 6 aos 10 anos, e “Leitura Sénior” (10h30), no Polo de Leitura de Oiã.

Outro ponto alto da iniciativa é a distribuição, durante toda a semana, pelas padarias e pastelarias do concelho de Oliveira do Bairro, de sacos de pão decorados com poemas de alunos do AEOB e do IPB, que foram selecionados na atividade “Poesia a Corar”, realizada na edição de 2022.

Durante este período, alunos do AEOB e do IPB vão proporcionar momentos de declamação de poesia em vários locais do concelho, e a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e Polos de Leitura vão oferecer marcadores de livros, poemas e doces aos seus leitores.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend