Município de Oliveira do Bairro repete distinção a cuidadores informais

Data:

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das autarquias portuguesas “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

A distinção foi alcançada no âmbito da 2.ª edição da iniciativa “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, e teve por base o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’, que a autarquia oliveirense lançou em 2022, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde.

Através de um programa de formação gratuita, o projeto psicoeducativo ‘(IN)Formar para Cuidar’ destina-se a cuidadores formais e informais, com o objetivo de proporcionar, por um lado, um suporte educativo/informativo, onde é fornecida informação útil e instrumental sobre diversas temáticas pertinentes, e, por outro, um espaço de suporte emocional, para expressar e normalizar emoções associadas aos temas abordados.

De acordo com a organização, o projeto apresentado por Oliveira do Bairro foi mesmo “um dos que obteve as melhores avaliações globais”, de entre as 42 autarquias que conseguiram o Selo de Mérito da iniciativa.

Recorde-se que em 2022, o município oliveirense conseguiu a mesma distinção com o projeto “ProximIDADES”, de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade.

Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social e da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, congratulou-se “por ver mais um projeto do Município ser premiado e reconhecido a nível nacional”, partilhando o mérito com “a UCC Cubo Mágico da Saúde, com que temos trabalhado de forma muito próxima e eficiente, com o foco na humanização dos cuidados prestados a quem mais precisa”.

De acordo com a autarca, “o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’ já permitiu ministrar formação gratuita a cerca de seis dezenas de cuidadores, entre informais e colaboradores de IPSS, contando com uma equipa multi e interdisciplinar, que inclui profissionais das áreas da gerontologia, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia e saúde oral, para além da participação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e da Guarda Nacional Republicana”.

Depois de realizada uma edição em 2022 e iniciada outra já este ano, Lília Ana Águas refere que as formações no âmbito do projeto “são para continuar e é nossa intenção reforçar essa periodicidade, passando a realizar duas por ano, tendo em conta as melhorias significativas que registámos nos cuidadores e sabendo que a sobrecarga associada ao cuidado de pessoas idosas com dependência, de causa física ou mental, é para nós uma prioridade em termos de saúde pública”.

A “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias portuguesas nesta área, através da atribuição de selos de mérito.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend