Município de Oliveira do Bairro repete distinção a cuidadores informais

Data:

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das autarquias portuguesas “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

A distinção foi alcançada no âmbito da 2.ª edição da iniciativa “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, e teve por base o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’, que a autarquia oliveirense lançou em 2022, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde.

Através de um programa de formação gratuita, o projeto psicoeducativo ‘(IN)Formar para Cuidar’ destina-se a cuidadores formais e informais, com o objetivo de proporcionar, por um lado, um suporte educativo/informativo, onde é fornecida informação útil e instrumental sobre diversas temáticas pertinentes, e, por outro, um espaço de suporte emocional, para expressar e normalizar emoções associadas aos temas abordados.

De acordo com a organização, o projeto apresentado por Oliveira do Bairro foi mesmo “um dos que obteve as melhores avaliações globais”, de entre as 42 autarquias que conseguiram o Selo de Mérito da iniciativa.

Recorde-se que em 2022, o município oliveirense conseguiu a mesma distinção com o projeto “ProximIDADES”, de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade.

Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social e da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, congratulou-se “por ver mais um projeto do Município ser premiado e reconhecido a nível nacional”, partilhando o mérito com “a UCC Cubo Mágico da Saúde, com que temos trabalhado de forma muito próxima e eficiente, com o foco na humanização dos cuidados prestados a quem mais precisa”.

De acordo com a autarca, “o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’ já permitiu ministrar formação gratuita a cerca de seis dezenas de cuidadores, entre informais e colaboradores de IPSS, contando com uma equipa multi e interdisciplinar, que inclui profissionais das áreas da gerontologia, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia e saúde oral, para além da participação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e da Guarda Nacional Republicana”.

Depois de realizada uma edição em 2022 e iniciada outra já este ano, Lília Ana Águas refere que as formações no âmbito do projeto “são para continuar e é nossa intenção reforçar essa periodicidade, passando a realizar duas por ano, tendo em conta as melhorias significativas que registámos nos cuidadores e sabendo que a sobrecarga associada ao cuidado de pessoas idosas com dependência, de causa física ou mental, é para nós uma prioridade em termos de saúde pública”.

A “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias portuguesas nesta área, através da atribuição de selos de mérito.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Andy Scotch em entrevista ao Aveiro TV fala do seu recente trabalho, “ANDRÉ”, o esperado registo de longa-duração do artista

O album "André" já se encontra disponível no Spotify e pode ser adquirido fisicamente.

Câmara de Águeda reforça parceria para dinamização das residências artísticas

Programa AGITLab aposta na criação artística, no estabelecimento de parceiras e coproduções e em fomentar uma cada vez maior proximidade com a comunidade local

Turismo Centro de Portugal reuniu-se em Assembleia Geral em Aveiro

Relatórios de atividades e de gestão e contas de 2022 foram aprovados por unanimidade.
  • https://c32.radioboss.fm:18609/stream

Send this to a friend