Hospital de Ovar com consulta de obesidade

Data:

Esta consulta visa contribuir para a redução do peso nas pessoas obesas e nas pessoas que tenham particular risco a desenvolver obesidade, nomeadamente pessoas com diabetes ‘tipo 2’ e doença cardiovascular, contrariar hábitos determinantes do excesso de peso e, em termos globais, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de promoção de um peso saudável”, afirma a responsável desta consulta, Fábia Patinha.   

Os benefícios conseguidos através da perda intencional de peso, mantida a longo prazo por um obeso, podem manifestar-se na saúde em geral, na melhoria da qualidade de vida, na redução da mortalidade e na melhoria das doenças crónicas associadas”, sublinha a médica do Serviço de Medicina Interna.   

A consulta realiza-se à segunda-feira e terá de ser solicitada pelo médico de família ou através de referenciação por outros especialistas (ou outras consultas médicas) desta unidade hospitalar.  

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, refere que “esta é uma resposta a uma situação com enorme prevalência nos países desenvolvidas, da qual a população de Ovar pode beneficiar”.   

Para Luís Miguel Ferreira, a “nova oferta integra a estratégia de aproximação dos cuidados às pessoas que deles precisam”, lembrando que “o Hospital de Ovar tem promovido a valorização da sua carteira de serviços”.   

A prevalência da obesidade, a nível mundial, é tão elevada que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou esta doença como a epidemia global do século XXI. Trata-se uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atingindo homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades.    

O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida.   

Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e incluem factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais. Este desequilíbrio tende a perpetuar-se, pelo que a obesidade é uma doença crónica.   

O diagnóstico de pré-obesidade e de obesidade faz-se através do cálculo do IMC, o qual mede a corpulência e se determina dividindo o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado (peso/altura2). Existe uma boa correlação entre este índice e a massa gorda corporal.   

Segundo a OMS, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é ≥ a 25 kg/m2 e que há obesidade quando o IMC é ≥ 30 Kg/m2. O IMC permite, duma forma rápida e simples, dizer se um indivíduo adulto tem baixo peso, peso normal ou excesso de peso, pelo que foi adoptado internacionalmente para classificar a obesidade. 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend