Albergaria apoia 50 famílias no acesso a uma habitação digna

Data:

No âmbito da elaboração da Estratégia Local de Habitação, o Município de Albergaria-a-Velha está a apoiar mais de 50 famílias no acesso a uma habitação digna, através da reabilitação do parque habitacional municipal e dos programas municipais de apoio nesta área.

A Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha visa dar um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, ao proporcionar, não só um diagnóstico e reflexão profunda sobre a atual situação, mas também, e sobretudo, o estabelecimento de objetivos e medidas para o setor habitacional do Concelho, no sentido de:

– Garantir uma Habitação Condigna a todas as Famílias;

– Privilegiar as Operações de Reabilitação do Parque Habitacional Existente;

– Qualificar o Tecido Habitacional e Promover o Bem-Estar Social;

– Desenvolver um Modelo de Gestão Habitacional Inteligente e Próximo dos Munícipes.

Quanto aos programas de apoio na área da habitação, o Município tem em vigor (desde 2014) o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais. Foram submetidas 32 candidaturas em setembro de 2022, mais 14 do que em igual período de 2021, com os apoios a ultrapassar os 37 mil euros, quase o dobro do investimento no ano anterior.

Outro programa municipal disponível para as famílias mais vulneráveis é também o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas, que consiste no apoio em materiais de construção para a reabilitação de habitações, bem como o apoio na elaboração de projetos de arquitetura e de especialidades e a isenção de taxas em licenciamentos. Atualmente, existem 8 processos ativos relativos a este programa.

Já no âmbito do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, promovido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, foram submetidas, na semana passada, as primeiras candidaturas de Beneficiários Diretos, num processo que vai permitir a melhoria das condições habitacionais de 18 agregados familiares, que não estão abrangidos pela Habitação Social Local. Estes beneficiários diretos terão a oportunidade de realizar obras de requalificação das suas habitações, com uma comparticipação financeira totalmente abrangida pelo Programa.

O Município de Albergaria-a-Velha irá apresentar também candidatura ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para a reabilitação do seu parque habitacional. Serão reabilitadas 32 habitações no Bairro das Lameirinhas, 10 habitações no Bairro Napoleão – Alto de Assilhó e 12 habitações no Bairro Napoleão, junto à Misericórdia. No total, serão beneficiados 54 agregados familiares.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...
Send this to a friend