“Há Festa na Quinta” e estão todos convidados!

Data:

Teatro de marionetas, oficinas, teatro infantil, música e dança, espaço crianças, quinta dos animais, stand up paddle, jogos tradicionais. O cartaz do evento apresenta um resumo, mas o “Há Festa na Quinta” é muito mais do que estes destaques. No tempo do Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca para as férias de verão, a quinta ganhava vida. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista que inspira este evento promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, e que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de julho, em Avanca.

Marcando os 55 anos da abertura da Casa-Museu Egas Moniz que se celebra no dia 14 de julho e renovando o convite a toda a população para que visite a casa onde nasceu e viveu o único Prémio Nobel português da Medicina, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro para três dias de atividades culturais e de lazer. Entre visitas guiadas com episódios e vivências que nortearam a vida de Egas Moniz, uma noite de exploração da Quinta do Marinheiro e da Casa Museu Egas Moniz em versão “acampamento” ou uma experiência única de SUP – Stand Up Paddle no lago da Quinta, são mais de uma dezena as atividades que as famílias e pessoas de todas as idades podem descobrir durante estes dias.

TRAMA estreia peça infanto-juvenil

Destaque para a estreia da peça de teatro infanto-juvenil “Imersão ao Mundo de Sophia”, com interpretação do grupo de teatro de Estarreja TRAMA, que será exibida nos dias 15 (10h45 e 15h) e 16 (15h e 18h), no âmbito do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa. O fabuloso jardim da Quinta do Marinheiro serviu de inspiração para a peça, que tira partido do exterior da Casa Museu e da poesia do lugar. Com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, pelo cenário natural, os textos só poderiam ser de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Na noite de sábado, dia 15, uma sugestão na área da dança. O “Baile dos Candeeiros” revela um universo mágico em que candeeiros humanos e autónomos entram num local de encontro, de amores, de danças e de aventuras. O espetáculo está marcado para as 22h.

O programa é extenso por isso o melhor é consultar esta brochura (https://bit.ly/HaFestanaQuinta2023)  que reúne todas as sugestões para um fim de semana intenso na bela Quinta do Marinheiro e na Casa Museu Egas Moniz, com entradas livres.

55.º Aniversário da Abertura da Casa Museu Egas Moniz

Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, quis, em testamento, que a sua casa, bem como a Quinta do Marinheiro, fossem destinadas a Casa-Museu. Nesta casa nasceram os seus antepassados e nela nasceu o neurocientista.

Para a salvar da ruína mandou-a reconstruir em 1915 segundo um projeto do arquiteto Ernesto Korrodi. Hoje é semelhante às antigas casas solarengas do século XVIII, onde se destaca o estilo Arte Nova. A Casa-Museu foi instituída em 1968.

Manteve-se o ambiente e os objetos quotidianos do tempo do professor, para além das suas coleções de porcelanas de Sèvres e da Companhia das Índias, de pinturas de José Malhoa ou Abel Salazar. Como emérito colecionador que era, com o seu bom gosto, Egas Moniz conseguiu ao longo da sua vida adquirir belíssimas peças que passam por inúmeras coleções de mobiliário, porcelana, pintura, ourivesaria e tapeçaria. Ali se evoca os estudos que valeram a este médico português a distinção recebida da Academia de Estocolmo, sobre a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal.

“Tudo se passa em torno

da Casa do Marinheiro

donde a família provém.

Ali todos se juntavam em dias festivos,

templo de confraternização, amizade e harmonia

que sempre viveu a minha gente.”

Egas Moniz

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend