O 27º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se hoje no Auditório Paroquial de Avanca

Data:

O 27º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se na quarta-feira dia 26 pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, com a estreia do filme falado em mirandês “Capa de Honras La Cuonta de L Garotico I L Bielh” (Capa de Honras, a história do menino e do velho).

Filmado na região de Miranda do Douro pelo cineasta Rui Falcão, natural desta região e também ele falante deste idioma oficial português, este é um dos raros filmes que o usa.
Marcando a primeira noite competitiva deste festival, que tem agora a sua 27º edição, serão entregues os prémios aos filmes galardoados no ano passado.

O primeiro dia do Festival é ainda marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, que ao longo de 4 dias reunirá investigadores dos 5 continentes, trabalhando temáticas à volta do cinema.

Sob o signo da Inteligência Artificial no Cinema, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte vários pontos altos, terminando a noite num debate onde participam críticos de cinema e cineastas portugueses que têm estado a trabalhar nos seus filmes com IA. Na ocasião serão exibidos 2 filmes de curta metragem, um produzido em Hong Kong e outro em Avanca, ambos utilizando a tecnologia do IA para a sua produção.

Também na quinta-feira e pelas 18h, em estreia mundial, será exibido um filme que nos chega de Macau.
“Beautiful Game” é uma longa-metragem do realizador António Caetano Faria que, trabalhando entre Portugal e Macau, nos trará, também em estreia mundial, uma história entre os diferentes desejos de um pai e um filho, entre o restaurante da família e a paixão pelo futebol.

A noite será marcada pela exibição às 21h30 do filme “A balada de Piargy” de Ivo Trajkov, um impressionante filme sobre a história de uma jovem que se casa com o filho do fazendeiro mais rico da aldeia, mas não resiste à sedução violenta do sogro e inadvertidamente se vê no meio de um áspero triângulo amoroso.
Internacionalmente aclamado, Ivo Trajkov, professor na famosa FAMU, viu três das suas longas-metragens serem indicadas pela Macedónia para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Com sessões de cinema todos dias a partir das 10h da manhã, imensos filmes de curta e longa duração, documentários, animação e ficção de todos os continentes irão passar pelo ecrã do Auditório Paroquial de Avanca.

Enquanto isso, decorrem workshops, exposições e apresentações de filmes, livros e projetos, num ano onde o cinema se parece confrontar com a presença crescente da IA – inteligência artificial na produção cinematográfica.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja,  Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend