Campanha “Cedo detetar para melhor tratar” mostra a importância de conhecer os sinais do cancro do pulmão

Data:

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, que se assinala a 1 de agosto, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lança a campanha “Cedo detetar para melhor tratar”, que tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância de conhecer os sintomas do cancro do pulmão e incentivar o diagnóstico precoce.

O cancro do pulmão, apesar dos avanços alcançados nas últimas décadas, continua a estar entre os tipos de tumor com maior mortalidade em todo o mundo. Com esta campanha o GECP pretende transmitir a mensagem de que o conhecimento dos sintomas do cancro do pulmão é fundamental para que as pessoas estejam mais sensibilizadas para procurar aconselhamento médico assim que estes sinais surgirem. Ao reconhecerem os sintomas precocemente, os indivíduos podem adotar medidas rápidas e eficazes para obter um diagnóstico adequado e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Acreditamos que a informação é uma ferramenta poderosa na luta contra o cancro do pulmão. Através da campanha “Cedo detetar para melhor tratar”, esperamos capacitar as pessoas a reconhecerem os sinais da doença e a procurarem ajuda médica rapidamente. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior é a probabilidade de sucesso no tratamento”, afirma a Dr.ª Teresa Almodovar, Presidente da Direção do GECP.

Sintomas como tosse persistente, com ou sem expetoração, cansaço, falta de ar ou dor torácica são alguns dos sinais que devem motivar a marcação de uma consulta. Prestar atenção aos sintomas que podem sugerir a presença de cancro do pulmão é essencial uma vez que estes sinais são comuns a outras doenças respiratórias, tornando-se importante descobrir a sua causa, com vista a um diagnóstico precoce e tratamento atempado.

A principal causa para o desenvolvimento de cancro do pulmão continua a ser o tabaco. “O tabagismo é o maior fator de risco que existe, sendo responsável por cerca de 85% dos casos de cancro do pulmão”, refere a pneumologista. “Importa ainda salientar que este tipo de tumor também pode desenvolver-se devido ao tabagismo passivo ou exposição a elementos poluentes, podendo surgir em não fumadores”, acrescenta.

Estar informado a nível da prevenção, sintomatologia, fatores de risco e importância do diagnóstico precoce é fundamental para contrariar a incidência do cancro do pulmão. Com a campanha “Cedo detetar para melhor tratar”, o GECP pretende contribuir para ajudar a travar esta tendência, promovendo a consciencialização e o acesso a informações úteis que podem salvar vidas.

Sobre o cancro do pulmão:

O cancro do pulmão é dos cancros mais frequentes no Mundo. A sua incidência aumenta a um ritmo de 0.5% por ano. Em Portugal, foram diagnosticados em 2020 cerca de 5 mil novos casos de cancro do pulmão, representando a terceira neoplasia mais frequente. É, no entanto, a principal causa de morte por doença oncológica no país, estimando-se ter causado 4.671 mortes em 2018.

Sobre o GECP:

O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão surgiu no ano 2000 como resultado de uma ampla necessidade de juntar esforços na promoção do conhecimento em Oncologia Pulmonar. Reúne um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde, mantendo estreitas ligações com outros grupos e sociedades científicas, universidades e organizações da sociedade civil.

https://linktr.ee/gecpulmao

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend