Homenagens marcam as comemorações do Dia do Município em Ovar

Data:

O dia do município de Ovar foi, mais uma vez, mote para celebrar a identidade vareira e a força coletiva de Ovar. No Centro de Arte de Ovar foram homenageadas personalidades individuais e coletivas que, em diversas áreas, têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do Município. O dia 25 de Julho foi ainda marcado por inaugurações e anúncios de novas obras.

O Futebol Clube de Cortegaça, que está a comemorar o centenário, recebeu a Medalha de Ouro Município. Foram, ainda, atribuídas Medalhas de Mérito Municipal Ouro a Domingos Tavares e Jaime Almeida.

Álvaro Gomes, António Beça, António de Oliveira e Castro, João Pais (João Vareirinha) e Joaquim Valdemar Martins foram condecorados com a Medalha de Mérito Municipal Prata.  Já as Medalhas de Mérito Municipal Cobre foram entregues a Andreia Norton, Beatriz Gama, Filipa Faria e João Fula.

“Não há melhor forma de injetar o espírito e orgulho vareiro na comunidade do que reconhecer publicamente os nossos melhores”, referiu Salvador Malheiro, que deixou uma palavra de reconhecimento a todos os homenageados, destacando “o mérito das jovens atletas galardoadas, assim como daqueles que emprestaram grande parte da sua vida à causa pública e que muito têm contribuído para o desenvolvimento e sucesso do Município em áreas diversas como o desporto, a gestão autárquica, a restauração, a educação e o mundo associativo”.

O Presidente da Câmara elogiou o espírito de união dos vareiros, destacando o que considera ser uma verdadeira “simbiose entre a população, os seus eleitos locais, as associações, as empresas e as várias freguesias”.

Para o autarca o município é uma referência à escala nacional em vários sectores. “O volume de negócios global do nosso tecido empresarial está próximo dos 3 mil milhões de euros, o que representa um PIB per capita superior ao dobro da média nacional. Estamos na linha da frente em matéria de sustentabilidade ambiental. Somos uma referência nas políticas para as crianças e para a juventude. Somos um exemplo nacional em matéria de habitação e desenvolvimento social”, resumiu, destacando algumas obras estruturantes realizadas nos últimos 10 anos.

A cerimónia evocativa ficou ainda marcada pela entrega de Medalhas de Bons Serviços aos trabalhadores da Câmara Municipal de Ovar com 20 anos de serviço e por uma homenagem aos agentes educativos que se aposentaram este ano letivo.

Os momentos musicais estiveram a cargo do Coro de Jovens da Academia do Orfeão de Ovar e de Laura Rui que, acompanhada à guitarra por Manuel Tavares, fechou a cerimónia cantando o hino de Ovar.

Na sessão solene esteve presente o vereador português do Bairro Leste da Câmara de Newark, Michael Silva que, simbolicamente, recebeu o Foral de 1514 e o tradicional azulejo de Ovar.

Do programa das comemorações destaque, ainda, para a inauguração das obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de S. João de Ovar e do Parque de Lazer e Bem-Estar de S. Vicente de Pereira.

Foi ainda assinado o auto de consignação da Empreitada de Requalificação da Rua António Lopes (S. João de Ovar) e Rua Dr. Vale Guimarães (Válega) e apresentado, pela AdRA – Águas da Região de Aveiro, o projeto para a ampliação do Sistema de Água Residuais em São Vicente Pereira.

O dia 25 de Julho iniciou-se na Praça da República, com a guarda de honra feita pelos Bombeiros Voluntários do Concelho. O dia terminou com uma eucaristia em honra ao Padroeiro de Ovar, S. Cristóvão, na Igreja Matriz de Ovar. 

As comemorações do Dia do Município arrancaram, no fim de semana, 22 e 23 de Julho, com duas sessões esgotadas do Espetáculo “Sabão Potassa”: Estórias d’ Alma Lavada, no CAO, uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’Alma.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend