ALBERGARIA PROMOVE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO SOBRE GESTÃO DE EMOÇÕES NA DOCÊNCIA

Data:

No âmbito do plano de promoção do sucesso escolar “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso”, o Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um ciclo de ações de capacitação sobre a temática “Saber das Emoções” na Escola Básica de Branca. As sessões são dinamizadas pela psicóloga Alexandra Gomes e contam com a participação de 36 docentes e educadoras de infância.

O ciclo “Saber das Emoções” apresenta-se como um instrumento que visa dar resposta ao diagnóstico e orientações emanadas pelo Grupo de Trabalho para a Política Educativa ET (Education and Training) da União Europeia, através da capacitação dos docentes para um conjunto de ferramentas e de técnicas que lhes permitam efetuar uma gestão multidimensional da sala de aula, potenciando o bem-estar emocional e, concomitantemente, o sucesso dos alunos.

Nas três sessões do ciclo, será promovido o desenvolvimento das competências de autorregulação emocional e de redução do stresse nos docentes, contribuindo para a melhoria do seu desenvolvimento profissional. Será dada a conhecer a importância do treino da atenção plena – mindfulness – na regulação emocional para um processo de ensino-aprendizagem de sucesso, sendo ainda treinada a autorregulação atencional e a escuta ativa para a otimização da qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

O ciclo de ações de capacitação “Saber das Emoções” está a ser desenvolvido junto dos docentes do Agrupamento de Escolas de Branca até dezembro (uma ação por mês). Numa fase posterior, irá abranger também o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

O plano municipal “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso” tem como objetivo geral promover estratégias que aumentem o bem-estar do aluno e facilitem uma relação saudável e gratificante com a escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend