ALBERGARIA PROMOVE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO SOBRE GESTÃO DE EMOÇÕES NA DOCÊNCIA

Data:

No âmbito do plano de promoção do sucesso escolar “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso”, o Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um ciclo de ações de capacitação sobre a temática “Saber das Emoções” na Escola Básica de Branca. As sessões são dinamizadas pela psicóloga Alexandra Gomes e contam com a participação de 36 docentes e educadoras de infância.

O ciclo “Saber das Emoções” apresenta-se como um instrumento que visa dar resposta ao diagnóstico e orientações emanadas pelo Grupo de Trabalho para a Política Educativa ET (Education and Training) da União Europeia, através da capacitação dos docentes para um conjunto de ferramentas e de técnicas que lhes permitam efetuar uma gestão multidimensional da sala de aula, potenciando o bem-estar emocional e, concomitantemente, o sucesso dos alunos.

Nas três sessões do ciclo, será promovido o desenvolvimento das competências de autorregulação emocional e de redução do stresse nos docentes, contribuindo para a melhoria do seu desenvolvimento profissional. Será dada a conhecer a importância do treino da atenção plena – mindfulness – na regulação emocional para um processo de ensino-aprendizagem de sucesso, sendo ainda treinada a autorregulação atencional e a escuta ativa para a otimização da qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

O ciclo de ações de capacitação “Saber das Emoções” está a ser desenvolvido junto dos docentes do Agrupamento de Escolas de Branca até dezembro (uma ação por mês). Numa fase posterior, irá abranger também o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha.

O plano municipal “Encontros com a Educação – Todos pelo Sucesso” tem como objetivo geral promover estratégias que aumentem o bem-estar do aluno e facilitem uma relação saudável e gratificante com a escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend