Oliveira do Bairro e Anadia vão ter nó de ligação à A1

Data:

Autarcas dos dois Municípios anunciaram compromisso do Governo

Os concelhos vizinhos de Anadia e Oliveira do Bairro vão ter um nó de ligação à A1.

A informação foi avançada esta quinta-feira, 26 de Outubro, pelos Presidentes de Câmara dos dois Municípios, Teresa Cardoso e Duarte Novo, respetivamente, na sequência de uma reunião realizada recentemente em Lisboa, com João Galamba, Ministro das Infraestruturas, e Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

Os dois autarcas bairradinos explicaram que os governantes foram sensíveis aos seus argumentos técnicos e de justiça territorial, relativamente à necessidade da criação do nó de ligação, “fundamental para o desenvolvimento económico não só dos dois concelhos, mas também da região”.

Segundo Teresa Cardoso e Duarte Novo, o Ministro das Infraestruturas comprometeu-se em “avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e da Brisa, empresa que detém a concessão da autoestrada, para que sejam iniciados os estudos e projetos com vista à criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”. O passo seguinte será o envio, por parte do Governo, de um protocolo para ser assinado com ambos os Municípios.

Numa declaração conjunta, os dois autarcas consideraram que o compromisso assumido pelo Governo é o “princípio do fim de uma luta de muitos anos, que ambos os Municípios travaram em benefício das empresas, do desenvolvimento económico da região e, consequentemente, de mais emprego e qualidade de vida para as famílias dos dois concelhos”.

“A defesa dos interesses das populações dos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, feita de forma intransigente, insistente, assertiva e proativa, ao longo de vários anos e de vários governos e governantes, vai ter finalmente uma conclusão justa e mais do que merecida, pelo dinamismo dos nossos empresários e qualidade dos nossos recursos humanos”, declararam Duarte Novo e Teresa Cardoso.

Recorde-se que a criação de um nó de Acesso à Autoestrada do Norte, que vai beneficiar as zonas industriais e a população dos concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia, é uma revindicação antiga de ambos os municípios, que, ao longo do tempo, têm aproveitado todas as oportunidades para apresentar os seus argumentos junto dos sucessivos governos.

Esta pretensão antiga está considerada como uma das primeiras prioridades propostas para a Região de Aveiro, no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Transportes e Mobilidade da Região de Aveiro.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Mercadinho e chegada do Pai Natal marcam o fim de semana em S João da Madeira

Iluminações decorativas são outro dos destaques da quadra em S. João da Madeira

Taça de Portugal de Kickboxing e Muaythai reuniu centenas de atletas em S. João da Madeira

Foram dois dias de intensa competição, preenchidos por numerosos combates

Mealhada distinguida “Município Amigo do Desporto”

A Câmara Municipal da Mealhada recebeu, ontem, o galardão...

Lília Gala apresentou monografia sobre o Troviscal – Oliveira do Bairro  

Começou o seu percurso académico na Escola Primária do Troviscal, em 1959, tendo passado pelo Colégio Gil Vicente, hoje EB Frei Gil, em Bustos, e depois pelo Colégio do Infante (Escola Secundária de Oliveira do Bairro), tendo concluído o Curso do Magistério Primário, em Coimbra, hoje Escola Superior de Educação, em 1974.
Send this to a friend