Câmara da Mealhada aprova 50 mil euros para projecto “Biocompart”

Data:

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a atribuição de 50 mil euros para a execução do projeto BIOCOMPART – Criação do Parque Biodiverso do Planalto do Bussaco, uma intervenção em 80 hectares que visa valorizar a Serra do Bussaco em termos ambientais e turísticos. O projeto, objeto de uma candidatura ao Programa Desenvolvimento Rural (PDR) 2020,  ascende a 400 mil euros.

O projeto da Comunidade Local do Baldio do Bussaco – Zona Lusotem como objetivos a remoção de acacial em cerca de 80 dos 150 hectares da Serra do Bussaco, bem como a respetiva arborização com espécies autóctones, criando novas unidades paisagísticas designadas de “BioCompart” – Criação do Parque Biodiverso do Planalto do Bussaco.

A intervenção visa ainda criar uma primeira barreira contra incêndios suscetíveis de ameaçar a Mata Nacional do Bussaco, “controlar a evolução massiva de espécies invasoras (acacial), e reflorestar adequadamente o planalto da Serra do Bussaco, evitando a erosão e fixando a humidade, mitigando deste modo a seca extrema que afeta diretamente o aquífero de Luso”.

A candidatura da Comunidade Local do Baldio do Bussaco – Zona Luso ascende a 400.000€, sendo financiado em cerca de 80% pelo PDR 2020. Os restantes 20%, 80 mil euros, serão suportados pela Comunidade Local dos Baldios do Bussaco – Zona Luso e é para suporte destes que a Comunidade solicitou o apoio da autarquia, que se traduz em 50 mil euros.

“Trata-se de uma enorme mais valia a vários níveis para o Bussaco. Primeiro, porque cria uma barreira de proteção à Mata Nacional do Bussaco, depois porque permite o controlo das invasoras, e permitirá ainda uma revalorização do planalto criando novos espaços de atração turística e de lazer. São, portanto, ganhos a nível florestal, ambiental, turístico, de lazer e de proteção civil”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Mercadinho e chegada do Pai Natal marcam o fim de semana em S João da Madeira

Iluminações decorativas são outro dos destaques da quadra em S. João da Madeira

Taça de Portugal de Kickboxing e Muaythai reuniu centenas de atletas em S. João da Madeira

Foram dois dias de intensa competição, preenchidos por numerosos combates

Mealhada distinguida “Município Amigo do Desporto”

A Câmara Municipal da Mealhada recebeu, ontem, o galardão...

Lília Gala apresentou monografia sobre o Troviscal – Oliveira do Bairro  

Começou o seu percurso académico na Escola Primária do Troviscal, em 1959, tendo passado pelo Colégio Gil Vicente, hoje EB Frei Gil, em Bustos, e depois pelo Colégio do Infante (Escola Secundária de Oliveira do Bairro), tendo concluído o Curso do Magistério Primário, em Coimbra, hoje Escola Superior de Educação, em 1974.
Send this to a friend