Biblioteca da Escola Básica N.º 2 da Mealhada tem patente até dia 15 de Março a exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril

Data:

Exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, designada “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”.

A mostra foi concebida para ser percecionada por diferentes públicos e grupos etários, tendo como objetivos estimular os mais jovens a uma participação ativa na vida democrática, afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, materializar a memória do 25 de Abril e        contribuir para uma experiência comemorativa de âmbito local e regional que veicule os princípios e os valores subjacentes ao Programa do MFA, nomeadamente, os 3D, a Paz, a liberdade e o progresso.

A exposição é composta por vários painéis, com temas como, os regimes políticos do Século XX, o Estado Novo, a contestação à ditadura, a Guerra Colonial e o MFA, o Golpe de Estado militar, a Revolução, a descolonização e as independências, o PREC, a democracia e o Artivismo (arte e ativismo). Cada um dos painéis dispõe de um repositório com conteúdos alargados, disponível em: https://www.uc.pt/ceis20/25-de-abril-rumo-ao-cinquentenario/repositorio/ , com conteúdos digitais (áudios, vídeos ou textos).

A exposição surge no âmbito do Programa “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário (#25ABRIL_R50)”, promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, assumindo o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC) a sua coordenação científica.

Este Programa pretende assinalar um marco maior na História de Portugal, com diversas iniciativas, que pretendem envolver diferentes comunidades, nomeadamente a criação da Exposição itinerante Ditadura, Revolução, Democracia.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), esta exposição estará em cada um dos municípios da CIM- RC, percorrendo as diversas freguesias.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend