Biblioteca da Escola Básica N.º 2 da Mealhada tem patente até dia 15 de Março a exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril

Data:

Exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, designada “Ditadura, Revolução, Democracia – 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”.

A mostra foi concebida para ser percecionada por diferentes públicos e grupos etários, tendo como objetivos estimular os mais jovens a uma participação ativa na vida democrática, afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, materializar a memória do 25 de Abril e        contribuir para uma experiência comemorativa de âmbito local e regional que veicule os princípios e os valores subjacentes ao Programa do MFA, nomeadamente, os 3D, a Paz, a liberdade e o progresso.

A exposição é composta por vários painéis, com temas como, os regimes políticos do Século XX, o Estado Novo, a contestação à ditadura, a Guerra Colonial e o MFA, o Golpe de Estado militar, a Revolução, a descolonização e as independências, o PREC, a democracia e o Artivismo (arte e ativismo). Cada um dos painéis dispõe de um repositório com conteúdos alargados, disponível em: https://www.uc.pt/ceis20/25-de-abril-rumo-ao-cinquentenario/repositorio/ , com conteúdos digitais (áudios, vídeos ou textos).

A exposição surge no âmbito do Programa “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário (#25ABRIL_R50)”, promovido pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril, assumindo o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC) a sua coordenação científica.

Este Programa pretende assinalar um marco maior na História de Portugal, com diversas iniciativas, que pretendem envolver diferentes comunidades, nomeadamente a criação da Exposição itinerante Ditadura, Revolução, Democracia.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), esta exposição estará em cada um dos municípios da CIM- RC, percorrendo as diversas freguesias.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...

Mealhada abre concurso para edificar pracetas na Lendiosa

A Câmara Municipal da Mealhada vai lançar a concurso...

Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra...
Send this to a friend