Albergaria e as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Data:

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começaram, em Albergaria-a-Velha, com a apresentação dos símbolos comemorativos: a edição comemorativa “A Assembleia Municipal de Albergaria e os seus membros: 50 em Democracia”, uma peça de porcelana evocativa dos 50 Anos do 25 de Abril, e um cravo de croché, imaginado e feito manualmente pelas seniores da Oficina Criativa do Programa Maior Idade.

Os símbolos foram entregues, como reconhecimento público, a representantes dos órgãos representativos do Município (a Câmara e a Assembleia Municipal), dos partidos políticos representados naqueles órgãos municipais (CDS; PPD/PSD; e PS) e da imprensa local (Jornal de Albergaria e Beira Vouga). Para o Presidente da Assembleia Municipal, Mário Branco, estamos perante os “intérpretes” dos três legados do 25 de Abril: “o Poder Local, os partidos políticos livres e independentes e a liberdade de imprensa”, que merecem ser reconhecidos “pelo seu enorme contributo e importância na consolidação e aprimoramento da Democracia.”

Para a Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, as comemorações devem ser “vividas com alegria e em partilha por todos os Democratas”, sem nunca esquecer os deveres que acarretam: “o dever de lembrar e homenagear todos os que resistiram, sofreram e lutaram contra o regime repressivo e ditatorial do Estado Novo; o dever de não defraudar Abril, a sua mensagem e todos os que arriscaram a vida para que o tivéssemos; o dever de defender a Democracia e os seus valores; e o dever de avisar e proteger os nossos jovens contra todos os pretendentes a tiranetes, cuja intenção final é de lhes calar a voz, de os subjugar e em suma tirar-lhes Abril”.

Na sessão de abertura, que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, foram inauguradas duas exposições. Em “O Legado de um Cravo” contrapõe-se a vida dos portugueses durante a Ditadura (pobreza, repressão, colonialismo) e as grandes conquistas pós-25 de Abril (liberdade de expressão, igualdade de oportunidades, Estado Social). Já em “Capítulo Censura”, os visitantes podem entrar numa antiga sala de aula para conhecer os livros, discos e a imprensa censurados antes de 1974. Para falar sobre esta temática, estiveram presentes José Paulo Lourenço, Cristina Silva e os alunos Claúdio Santos e Salvador Marques, do Agrupamento de Escolas da Branca, bem como Marisa Almeida, da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. As exposições podem ser visitadas de segunda a sábado, das 14h00 às 18h00, até ao dia 25 de Abril.

A sessão encerrou com um momento musical, com José Branco, Hugo Gamboias e Diogo Paços.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend