Município de Ílhavo assinala os 50 anos do 25 de Abril durante todo o ano

Data:

Ao longo do ano, o Município de Ílhavo celebra os 50 anos do 25 de Abril com uma programação diversificada.

Desde Janeiro, uma série de iniciativas culturais têm marcado o calendário municipal, desde logo os projetos comunitários, espetáculos de música, exposições de fotografia, conversas literárias, lançamentos de livros e cinema para todos os públicos.

As cerimónias do Feriado Municipal de Ílhavo, realizadas a 1 Abril, integraram espetáculos de comunidade como o “Coro da Madrugada”, uma homenagem ao legado de José Afonso, e a apresentação do projeto comunitário “Margaridas, Cravos e Outras Primaveras”, uma evocação musical dos 50 anos da Revolução. Esta foi uma pequena apresentação do espetáculo que terá lugar no dia 24 de Abril, às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Foi ainda inaugurada a exposição de fotografia “Mezzanine”, que reúne obras da Coleção de Fotografia novobanco, sob a curadoria do fotógrafo joãozero, que criou uma narrativa em torno da Liberdade através de uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea. A exposição pode ser visitada até 30 de Junho, na Sala de Exposições da Casa da Cultura de Ílhavo.

No dia 17 de Abril, às 18h30, as instalações provisórias do Fórum Municipal da Maior Idade, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, serão palco da performance “Acordes e Narrativas de Abril. Ao som do violino do jovem David Moura, duas mulheres mais velhas, Glória Batista e Adelaide Baptista, irão partilhar recordações de uma vida que começou antes da revolução.

O Ciclo de Cinema, integrado na exposição “Ideologias do Mar” estará de volta no dia 20 de Abril, às 21h, com dois filmes: “Terra Nova, Mar Velho”, de Francisco Manso e “A Tremonha de Cristal”, de António Campos, com a presença do realizador Francisco Manso e do Capitão José Pequeno, que estarão à conversa, no Museu Marítimo de Ílhavo.

No dia 23 de Abril, a Comunidade de Leitores reunirá, às 21h, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, para partilhar leituras sobre “Liberdade vs. Censura”.

No dia 25 de Abril, a comunidade é convidada a visitar na Mostra de Artesanato “O Povo saiu à rua…” no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, das 10h às 18h. Às 17h, terá lugar a Sessão Extraordinária Evocativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, promovida pela Assembleia Municipal de Ílhavo, no Salão Nobre dos Paços do Município.

No dia 26 de Abril, “Memórias de Abril” terá como objetivo a partilha de memórias de abril vividas por gente da terra, que se reunirá às 14h30, no Centro de Documentação de Ílhavo (CIEMar-Ílhavo).

A programação inclui ainda exposições na Biblioteca Municipal de Ílhavo e no Museu Marítimo de Ílhavo, destacando meio século de liberdade e democracia em Portugal.

São mais de 50 as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Ílhavo para comemorar estes 50 anos do 25 de Abril. A programação completa pode ser consultada no website do Município de Ílhavo.

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Em Águeda, feira promove Desporto Saúde e Bem-Estar

A Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar vai decorrer...

Concurso público para construção do edifício sede da CER em Águeda

A Câmara Municipal de Águeda aprovou em reunião de...

S. João da Madeira “vacina” árvores para combater pragas

Recorrendo aos serviços de uma empresa especializada, a Câmara...

Redução de resíduos indiferenciados em 6% na Mealhada

A Câmara da Mealhada iniciou a recolha de biorresíduos...
Send this to a friend