A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

Data:

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês, sempre com a preocupação de envolver a comunidade nesta importante data para a Democracia portuguesa. De 6 a 25 de abril, os Albergarienses puderam contar com um programa que, além da tradicional cerimónia evocativa no dia 25, incluiu música, cinema, teatro, conversas e exposições.

As comemorações tiveram início a 6 de abril, pelas 16h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior. Sob o tema “O Legado de um Cravo”, foi debatida a “Censura” com docentes e alunos do Agrupamento de Escolas da Branca, sendo igualmente inaugurada uma exposição sobre a temática, com livros censurados pela Ditadura. Durante a tarde, foi ainda apresentada a edição comemorativa do livro “A Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha e os seus Membros – 50 Anos em Democracia”, uma obra que traça a História da composição deste importante órgão autárquico após a Revolução.

No dia 25 de abril, a partir das 11h00, a Alameda 5 de Outubro voltou a acolher uma mostra das freguesias, associações e outras entidades, havendo ainda animação infantil, música e artes de rua. Pelas 14h00, os órgãos do Município prestaram um reconhecimento público aos eleitos locais das freguesias, pelo seu labor na consolidação de mais e melhor Democracia desde o 25 de Abril. Pelas 15h30, houve o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica da ARMAB, e um momento simbólico pela Paz.

A Cerimónia Evocativa do 25 de Abril continuou no Cineteatro Alba às 16h00, com um Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, com a participação dos antigos deputados da Assembleia da República Maria de Belém Roseira e António Lobo Xavier, moderados pelo jornalista Rui Baptista. Nos momentos musicais, foi possível desfrutar da música do Coro Infantil e da Banda Filarmónica da ARMAB. As comemorações terminaram com o Hino Nacional, um Porto de Honra e uma visita às exposições patentes no Cineteatro Alba.

José Vieira
José Vieira
Desde muito novo ingressou no mundo da comunicação social, em órgãos regionais, tendo sido fundador e diretor de 7 títulos, sendo atualmente diretor dos canais regionais Aveiro TV e Ribeirinhas TV, do Jornal e rádio nacional Abrigo, Correio de Sever e da Rádio regional N16.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend