Comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Egas Moniz em Estarreja

Data:

O programa de comemoração dos 150 anos do nascimento do médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial arrancam na próxima quarta-feira, dia 15, em Estarreja, de onde era natural. Prolonga-se durante até 23 de Maio de 2025, com diversas atividades.

Pretendemos celebrar “Egas Moniz, uma figura estarrejense incontornável que nos deixou um património inquestionável”, salientou Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na Casa Museu Egas Moniz (CMEM), na conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo do 150.º Aniversário do Nascimento do neurocientista e Nobel da Medicina. Durante um ano, este “programa eclético, dirigido a vários públicos” pretende homenagear a “genialidade do neurocientista nas suas mais diversas facetas”, com a ambição de “dar a conhecer e seja reconhecido, a nível local, nacional e internacional, o único nobel da medicina português”, frisou Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura.

“Cafés de Ciência”, Opereta e Livro são destaque da programação

Em jeito de conversa informal e em ambiente de café, a sala do Prémio Nobel da Medicina, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, é o espaço perfeito para a realização dos “Cafés de Ciência” com o pretexto de reunir a comunidade com físicos, professores, neurocirurgiões, artistas, médicos, investigadores e neurorradiologistas para debater temas de cultura científica e relacionados com Egas Moniz. O primeiro está agendado para dia 15 de Maio, quarta-feira, às 21h30 e marca o início das comemorações. O primeiro convidado é o incontornável físico e professor jubilado Carlos Fiolhais que conduzirá o “Café de Ciência” intitulado “O Cérebro Humano: de Vesálio à Inteligência Artificial, passando por Egas Moniz”.  Em Junho, dia 28, é a vez do neurorradiologista Pedro Melo Freitas. Segue-se, em outubro, dia 27, o neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina do Porto, Manuel Pinto. E em Novembro, dia 16, o médico, artista visual e investigador, Manuel Valente Alves. O último acontece dia 23 de Maio de 2025 para assinalar os 40 anos da integração da CMEM na Câmara Municipal de Estarreja.

Com adaptação de Ana Paula Lapas, coordenadora do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa municipal, e Rosa Maria Rodrigues, diretora da CMEM, será apresentado no dia 23 de Novembro, na Casa do neurocientista, o livro infantojuvenil “Lobisome”, baseado numa adaptação na comédia infantil escrita por Egas Moniz em 1936, em Vidago. No dia 30 de Novembro, convidam-se as famílias para conhecerem o livro numa sessão de “Histórias em Família”, mediada pelo LAC.

Avanca, 29 de Novembro de 1874. Nascia aquele que viria a ser o Prémio Nobel da Medicina em 1949, o médico e cientista António Caetano de Abreu Freire. Neste dia, 29, e no seguinte, é apresentado ao público o espetáculo multidisciplinar “A Nossa Aldeia”, baseado na opereta de Egas Moniz. A apresentação deu-se na casa do Marinheiro a 22 de Setembro do ano de 1920. A história original conta-se em dois atos e retrata personagens simples do campo e da aldeia de Avanca, que se surpreendem com algumas situações estranhas, que mais tarde vêm a saber, ser culpa de uma dita cadeira que tem o poder de os levar ao passado e projetá-los ao futuro. Integrado na programação de “Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, este espetáculo permite “aferir a cultura musical e cinéfila, os gostos pelas viagens e pelos carros, e a visão futurista do mundo de Egas Moniz”, enaltece Rosa Maria Rodrigues, diretora da CMEM. Com direção artística de Leandro Ribeiro, e musical de Vítor Sousa, “A Nossa Aldeia” e, segundo as palavras da diretora, plasma “a cultura eclética de Egas Moniz que a seu tempo quis mudar a luz da Humanidade.”

Uma Festa para homenagear a Casa do génio de Avanca

Durante dois dias, 13 e 14 de Julho, abrem-se os portões da Quinta do Marinheiro proporcionando uma oferta cultural e de lazer de e para todos. Entre visitas guiadas, insufláveis e pinturas faciais, espetáculos para famílias, jogos tradicionais, contos com fraldas ou uma experiência única de SUP – Stand Up Paddle no lago da Quinta, são várias as atividades que as famílias e pessoas de todas as idades podem descobrir e fruir durantes estes dias.

Em Junho, os CTT lançam selos comemorativos de vultos centenários portugueses cuja ação tenha sido marcante em diversas áreas do conhecimento, da história e cultura do nosso país. Esta emissão filatelia permitirá perpetuar no tempo e no espaço a importância da personalidade multifacetada de Egas Moniz na sociedade e história nacional. Em setembro há lugar para o XIX Congresso da SPNR, no Algarve, onde decorrerá a entrega do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia e conta com a participação da CMEM em mesa redonda sobre História da Medicina. Para o ano letivo 2024/2025, o concurso “Correntes de Imaginação”, promovido pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Estarreja, até março de 2025, destaca esta celebração, e a figura de Egas Moniz será tema da ação, aproximando-o da comunidade enquanto Homem, sendo o mote para a criação artística nas diversas áreas a concurso, através da educação pela arte.

Todas as iniciativas das comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Egas Moniz, na Casa do Marinheiro, têm entrada livre. 

Artur Arede
Artur Arede
Desde sempre ligado à comunicação, Artur Arede passou por órgãos nacionais, bem como por órgãos regionais, Rádio Soberania, RCV, etc. Atualmente, está ligado à comunicação, como subdiretor do Aveiro TV, Correio de Sever , Ribeirinhas TV e Jornal Abrigo.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Boas-practicas de arquivos em encontro ibérico

O Município de Albergaria-a-Velha marcou presença no II Encuentro...

Apoio ao arrendamento em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro volta a...

Câmara da Mealhada com obras nas unidades de saúde no valor de 3,5 milhões

Foram assinados em Coimbra, os contratos de financiamento para...

Biblioteca de Albergaria-a-Velha celebra 11 anos

No dia 21 de Junho, sexta-feira, às 20h30, haverá...
Send this to a friend