O inferno desceu à terra e diversos concelhos do distrito de Aveiro estão em risco máximo de calamidade. Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga são os mais afetados, mas existem mais concelhos a arder.
Neste momento (dia 17/09 às 7.25h) ainda não se pode falar em rescaldo nem diminuição dos incêndios. O tempo de noite agravou-se, com mais vento, proporcionando o alastramento dos fogos a outras localidades.
Águeda, um dos concelhos que foi atingido no dia de ontem em cheio, a partir da tarde, continua a arder bem, bem como Talhadas, em Sever do Vouga, que um dia de calmo (16/09) e agora já arde, devido ao vento que empurrou as chamas para aquela freguesia.
A AHT, uma associação humanitária de Talhadas, que tem como missão o apoio em primeira intervenção aos fogos na localidade, está em permanente apoio e ataque ao fogo, mas os meios e as condições são muito maus, estando o fogo a abrir caminho, ao sabor do vento.
Há frentes em todo o lado e este dia promete ser muito complicado. O Aveiro TV está com uma equipa permanente a cobrir os principais locais de maior perigo e fará ao longo deste dia diversos apontamentos.
Pode enviar as suas informações para o WhatsApp 913 294 779 ou pelo e-mail [email protected]
O Portal Give-me abriu uma campanha de urgência para se apoiarem as operações no terreno e os desalojados. Se pretender contribuir, pode através deste link:
https://www.give-me.pt/pt_PT/campanhas/ajuda-ao-combate-aos-incendios-e-desalojados-do-distrito-de-aveiro
Atualizado às 7.40h)
Talhadas ardeu em grande dimensão. Casas e armazéns desfeitos em poucas horas. Atualizado às 8.14h