O coro Corisco d’Aveiro representou Portugal com grande distinção no IN…CANTO SUL GARDA – Festival & Concorso Corale Internazionale, realizado entre os dias 17 e 21 de outubro de 2025 em Riva del Garda, Itália.
Organizado pela Meeting Music e InChoral Music, o evento é considerado um dos mais prestigiados festivais corais da Europa, a reunir grupos vocais de elevado nível artístico de diversos países e continentes.
O Corisco d’Aveiro conquistou duas distinções importantes:
- Medalha de Ouro na categoria Folclore, com reconhecimento pela originalidade do repertório (todo em língua portuguesa) e a autenticidade interpretativa das obras;
- Prémio Especial do Júri: “Impressive and Charismatic Stage Presence”, que destaca o coro pela expressividade, energia e o notável trabalho cénico em palco.
Para a mostra não competitiva o Corisco d’Aveiro trouxe músicas do folclore representativo de Portugal, do Brasil e da África lusófona, a evidenciar as ligações culturais e a riqueza rítmica do universo de língua portuguesa.
Para o coro, estas distinções representam um marco em sua trajetória artística.
“Ficamos muito orgulhosos por receber estes prémios, pois valorizam não apenas a nossa qualidade musical, mas também a expressividade e a movimentação cénica — aspetos que definem a identidade do Corisco”, afirma Patricia Costa, Diretora Artística do grupo.
Com sede em Aveiro e pertencente à Associação Cultural SOMAVOZES, o Corisco d’Aveiro ensaia na Oficina de Música de Aveiro (OMA).
Este coro tem vindo a afirmar-se como um dos grupos corais inovadores do panorama europeu, a combinar rigor técnico com abordagem cénica envolvente e renovada.