Mais
    ASSINE O AVEIRO TV E AJUDE A IMPRENSA REGIONALspot_img

    Mário Augusto à conversa na Radiolândia

    A Radiolândia – Museu do Rádio, localizada na vila de Bustos, concelho de Oliveira do Bairro, vai promover mais uma edição do projeto “Conversas da Rádio”, desta vez com o jornalista, escritor e apresentador Mário Augusto.

    A iniciativa vai decorrer no dia 8 de novembro, pelas 21h30, com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

    Mário Augusto é reconhecido pelo seu vasto percurso na divulgação da sétima arte em Portugal, destacando-se pelo trabalho desenvolvido em programas televisivos e pelas entrevistas realizadas a algumas das mais relevantes personalidades do cinema mundial.

    Iniciou a sua carreira em 1985, no jornal O Comércio do Porto, tendo desde então colaborado com diversos órgãos de comunicação social, entre os quais as revistas Sete, Sábado e Invista, sempre na área das artes. Foi também cofundador e editor da revista Cinemania.

    Participou na fundação da primeira estação de televisão privada portuguesa, a SIC, regressando posteriormente à televisão pública, a RTP, em 2009.

    Durante vários anos, desempenhou funções como repórter autorizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para a cobertura da cerimónia dos Óscares, oportunidade que lhe permitiu entrevistar algumas das mais reconhecidas figuras do cinema internacional.

    A sua ligação à rádio inclui colaborações com a Rádio Comercial, Rádio Renascença, RDP Antena 1, Antena 3 e TSF, sendo igualmente cofundador da Rádio Nova.

    É autor de vários livros dedicados a diferentes temáticas, com especial enfoque no cinema.

    Projeto Conversas da Rádio

    “Conversas da Rádio” é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que já teve como convidados nomes como José Cid, Pedro Abrunhosa, Ruy de Carvalho, António Sala, João Ricardo Pateiro (TSF), Paulino Coelho (Rádio Renascença), João Janes (TSF), Teófilo Fernando (TSF), Nuno Matos (Antena 1), João Chaves (RFM) e Paulo Fragoso (RFM) e Ana Colaço (RFM), Luís Represas ou António Manuel Ribeiro.

    Esta proposta da Radiolândia – Museu do Rádio, tem por objetivo captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com personalidades ligadas, de alguma forma, à rádio nacional e local, oferecendo ao público algumas das mais marcantes memórias coletivas, contadas pela voz dos principais intervenientes.

    Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio

    Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos, no Concelho de Oliveira do Bairro.

    O museu surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

    O espaço museológico tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, o que constitui um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

    O equipamento herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

    A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

    Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano” da Associação Portuguesa de Museologia e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva.

    No ano seguinte, em 2019, o museu sedeado em Bustos venceu o Prémio Globo Mundial na categoria “Cultura”, atribuído pela rádio Mundial FM.

    Sobre a Rede de Museus de Oliveira do Bairro

    A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, engloba atualmente o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal e dedicado à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical, e a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, dedicado à temática do rádio, que alberga um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

    Os dois museus distam entre si cerca de 5 km e podem ser visitados com o mesmo bilhete, adquirido em qualquer um dos dois espaços museológicos.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO PREMIUM

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    31,585FãnsGostar
    21,589SeguidoresSeguir
    4,589SeguidoresSeguir
    4,789SeguidoresSeguir
    4,152InscritosInscrever
    PUBLICIDADEspot_img
    ×
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!