Mais
    ASSINE O AVEIRO TV E AJUDE A IMPRENSA REGIONALspot_img

    CMA congratula-se com inscrição do Barco Moliceiro no Património Imaterial da UNESCO

    O Presidente da CMA congratula-se com a decisão da UNESCO de inscrever o Barco Moliceiro na Lista de Património Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente, aprovada esta terça-feira, durante a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre em Nova Deli, Índia. Trata-se de um processo liderado pela CIRA que, em 2022, promoveu igualmente a inscrição do Barco Moliceiro no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

    Luís Souto Miranda sublinha que “a inscrição do Barco Moliceiro na Lista de Património Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente da UNESCO é um momento histórico para a Região de Aveiro e para Portugal. Hoje celebramos Aveiro, celebramos todos os nossos Mestres e celebramos um legado que queremos proteger para as novas gerações. O reconhecimento da UNESCO reforça aquilo que sempre defendemos: o moliceiro é uma expressão singular da identidade da Ria de Aveiro, fruto do talento e dedicação de gerações de construtores e outros artistas que mantêm viva a arte da carpintaria naval da Ria”.

    Esta distinção adquire anda maior importância quando atualmente a tradição e a identidade local do Barco Moliceiro são preservadas por apenas cinco Mestres construtores.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    CONTEÚDO PREMIUM

    OS NOSSOS COLUNISTAS

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    31,585FãnsGostar
    21,589SeguidoresSeguir
    4,589SeguidoresSeguir
    4,789SeguidoresSeguir
    4,152InscritosInscrever
    ×
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!