Mais
    ASSINE O AVEIRO TV E AJUDE A IMPRENSA REGIONALspot_img

    Fundação Casa Hermes NOVA Medical School e Costa Nova lançam ‘Prato em T’

    A Fundação Casa Herdes, em parceria com a NOVA Medical School e a Costa Nova, apresentam o Prato em T, uma ferramenta de educação alimentar que foi agora materializada numa peça de cerâmica, que une ciência, educação e design, criada para reforçar a literacia em saúde com foco na alimentação.

    Inspirado na Dieta Mediterrânica, o Prato em T traduz de forma simples e visual as proporções recomendadas para uma refeição equilibrada: metade do prato dedicada a hortícolas; um quarto a cereais, derivados, tubérculos e leguminosas; e outro quarto a carne, pescado ou ovos. Além de representar estas proporções, o Prato em T funciona como guia prático para a composição de refeições no dia a dia, promovendo escolhas saudáveis em casa, mas também em contextos educativos e institucionais.

    Rita Gíria, diretora-geral da Fundação Casa Hermes destaca o contributo cultural e educativo do projeto: “Este prato simboliza a união entre conhecimento científico, história e educação. É uma forma concreta de aproximar a comunidade de práticas alimentares mais saudáveis, valorizando ao mesmo tempo a cultura da mesa”.

    O Prato em T vem reforçar o compromisso da Escola Médica com a comunidade: “este é um exemplo de como a ciência pode ser traduzida em instrumentos simples, intuitivos e úteis para a população. Queremos capacitar as pessoas para escolhas que promovam saúde, bem-estar e longevidade, tornando o conhecimento acessível e aplicável no quotidiano” refere Conceição Calhau, nutricionista e Professora Catedrática da NOVA Medical School.

    “Acreditamos no poder dos objetos do quotidiano para inspirar comportamentos. Este projeto materializa a visão das três entidades e combina, de forma brilhante, o conhecimento científico, com a experiência educativa e a sensibilidade estética. O Prato em T não é mais do que o encontro entre o rigor científico e a criação estética, oferecendo uma abordagem prática e intuitiva que facilita escolhas alimentares mais conscientes no quotidiano” afirma Liliana Cachim, da Costa Nova.

    Disponível em versões para adultos e crianças, o Prato em T pode ser adquirido na loja online da NOVA Medical School, nas lojas físicas e online da Costa Nova e na loja do SKOPE – Museu de Medicina e Saúde, em Aveiro.

    A evidência recente demonstra que os hábitos alimentares inadequados são um dos principais fatores modificáveis associados não só à obesidade, mas também à carga de doença em Portugal. Em 2021, foram o 5.º fator de risco com maior impacto na perda de anos de vida saudável e o 3.º que mais contribuiu para a mortalidade, sobretudo através de doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal e neoplasias. Entre os fatores alimentares com maior responsabilidade destacam-se o baixo consumo de cereais integrais e fruta, e o elevado consumo de carne vermelha e processada e sal, que continuam a influenciar negativamente o perfil de saúde da população. A obesidade continua a representar um desafio de saúde pública em Portugal, afetando atualmente 28,7% da população adulta e 13,5% das crianças, com mais de dois terços dos adultos (67,6%) e um terço das crianças (31,9%) a viverem com excesso de peso. Neste contexto, torna-se prioritário desenvolver e disponibilizar ferramentas

    de educação alimentar simples, acessíveis e baseadas em evidência, que apoiem cidadãos, famílias e profissionais na adoção de escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

    Sobre a Fundação Casa Hermes

    Reconhecida em 2022, a Fundação Casa Hermes promove a educação para a saúde e a investigação e conservação do património médico-científico. Em 2024 inaugurou o SKOPE – Museu de Medicina e Saúde, espaço pioneiro que valoriza o legado científico e cultural enquanto inspira a comunidade para estilos de vida mais saudáveis. Este projeto reforça a missão da Fundação de preservar a memória da medicina, promover conhecimento científico e fomentar uma cultura de saúde e bem-estar acessível a todos. https://fundacaocasahermes.pt/

    Sobre a NOVA Medical School

    Com mais de 48 anos de existência, a NOVA Medical School é a escola médica da Universidade NOVA de Lisboa. Com uma rede de mais de 25 unidades de saúde, oferece uma experiência educativa única, onde cada estudante é preparado para transformar a realidade dos cuidados de saúde.

    Guiada pelos pilares de Ensino, Investigação e Comunidade, a NOVA Medical School continua a crescer para novos campos, sempre próxima das pessoas, com o objetivo de capacitar mentes inovadoras e comprometidas com a criação de um futuro mais saudável e inclusivo. A missão da Escola vai além das salas de aula – pretende inspirar a mudança, melhorar vidas e redefinir a saúde global.

    NOVA Medical School – Health For The Future. Mais informações aqui

    Sobre a Costa Nova

    https://costanova.com

    COSTA NOVA é uma marca portuguesa fundada em 2005, inspirada na celebração da vida e na partilha de momentos à mesa com família e amigos. Produz, em Portugal, coleções em grés fino, completando a experiência à mesa com coleções de cutelaria, copos e têxteis. Os seus produtos destacam-se pela inovação, sustentabilidade, qualidade e design. Presente nos cinco continentes, leva o saber-fazer e a herança portuguesa a lojas, hotéis e restaurantes de prestígio em todo o mundo.

    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    CONTEÚDO PREMIUM

    OS NOSSOS COLUNISTAS

    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

    31,585FãnsGostar
    21,589SeguidoresSeguir
    4,589SeguidoresSeguir
    4,789SeguidoresSeguir
    4,152InscritosInscrever
    ×
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!