A Câmara Municipal de Ílhavo renovou, para o presente ano letivo, o apoio concedido às Associações de Pais, no valor global de 783 206,2 euros, mais 42 627,91 euros, ou seja mais 6,4%, do que no ano anterior. Este valor representa um aumento de quase 70% relativamente ao apoio concedido em 2021.
Os Acordos de Cooperação foram celebrados com 21 associações, 17 com atuação no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, com um apoio total de 781.671,70 euros, e quatro respeitantes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básico e ao ensino secundário, apoiadas em 8.695,5 euros, no âmbito do Regulamento do Programa Municipal de Apoio a Associações de Ílhavo.
Especiais interessados na educação dos seus filhos e educandos, as Associações de Pais do Município assumem-se como membros ativos e participativos nas diversas estruturas da comunidade educativa e, no caso do ensino pré-escolar e 1.º ciclo de ensino básico, também na gestão da Componente de Apoio à Família (CAF) e Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF). Sendo parceiros muito importantes na construção de uma melhor resposta educativa, o Município de Ílhavo mantém um diálogo ativo para auscultação das necessidades.
Reconhecendo a qualidade do trabalho e a entrega e dedicação que as Associações de Pais demonstram no dia a dia das crianças, a Câmara Municipal de Ílhavo estabelece Acordos de Cooperação anualmente com as mesmas, visando estimular uma comunidade educativa que se quer ativa e participativa no contributo para uma educação de qualidade.