O Festival Pão de Portugal está de volta à cidade de Albergaria-a-Velha. A 12.ª edição do evento decorre ao longo de três dias, entre 30 de maio e 1 de junho.
A Quinta da Boa Vista (Torreão), em Albergaria-a-Velha, é, mais uma vez, o cenário escolhido para o Festival Pão de Portugal, que, este ano, reúne 60 expositores, dos quais 24 são de pão, representando mais de 70 variedades deste alimento tão tradicional.
Das presenças confirmadas dos expositores, o destaque vai para a “Melhor Padeira do Mundo”, Elisabete Ferreira, da Padaria Gimonde, em Bragança, e para o “Melhor Pão Biológico e Nutricional” do mundo, produzido na Covilhã, por uma equipa que integra a Padaria Dias. Aos premiados juntam-se outros produtores, com pães tradicionais de Avintes, Paraduça, Castro Daire e Mafra, entre outros.
Além da mostra e venda de pão, o festival oferece uma programação diversificada, pensada para agradar a todos os públicos. Ao longo de três dias, os visitantes podem participar em workshops de fabrico de pão e atividades para crianças e famílias e assistir a espetáculos de animação cultural e showcookings com chefs convidados. Na sexta-feira, as receitas são de Emídio Concha de Almeida. No sábado é a vez de Cristina Manso Preto e no domingo de Fábio Bernardino.
O recinto do Festival conta ainda com áreas reservadas para a restauração e para a venda de produtos complementares, como queijos artesanais e compotas. Em funcionamento, estarão, também, fornos a lenha, para que os visitantes possam saborear pão quente feito no local.
Durante os três dias do festival, decorrem, simultaneamente, o “Do Pão Film Festival”, com exibições diárias de filmes, e a exposição “Bombeiros de Albergaria-a-Velha, 100 anos de História”, que pode ser visitada na biblioteca do município.
Como já é tradição, na manhã de domingo realiza-se o Trail Rota dos Moinhos. O evento integra dois percursos de trail e duas caminhadas, cujos trajetos percorrem o património natural e molinológico de Albergaria-a-Velha e terminam na Quinta da Boa Vista.
O espírito de valorização do território atravessa todo o programa do festival e os moinhos são ponto de atração em mais duas atividades: a Rota dos Moinhos em Landrover e a Visita aos Moinhos.
Paralelamente, também acontece a habitual “Festa da Criança”, nos dias 31 de maio e 1 de junho, para assinalar o Dia da Criança, que coincide com as datas do festival. O espaço tem atividades programadas para os visitantes mais novos.
A entrada no evento, assim como a participação em todas as atividades, é gratuita.
O Festival Pão de Portugal é organizado pelo município de Albergaria-a-Velha todos os anos, desde 2014. O seu propósito é apresentar o que há de melhor na produção de pão nacional. A realização do evento já valeu à cidade o apelido de “Capital do Pão”.