Mais
    Sexta-feira, Maio 23, 2025
    20.3 C
    Aveiro
    PUBLICIDADEspot_img
    InícioAVEIROAveiro reforça laços de cooperação com Oita na visita oficial ao Japão

    Aveiro reforça laços de cooperação com Oita na visita oficial ao Japão

    O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, reuniu na manhã de 22 de maio (quinta-feira), com o Presidente da Câmara de Oita, Shinya Adachi, na sede da Câmara Municipal da Cidade Japonesa. O encontro marcou mais um momento de aprofundamento da relação entre as duas cidades, permitindo reforçar a cooperação institucional.

    A reunião serviu também para abordar a possibilidade de uma celebração conjunta dos 500 anos da chegada de Luís de Almeida ao Japão, efeméride que se assinala em novembro. Luís de Almeida foi missionário jesuíta e médico português, pioneiro na introdução da medicina ocidental no Japão e fundador do primeiro hospital no país, em Funai (atual Oita), no século XVI. Na ocasião, Ribau Esteves sublinhou “a importância da Educação e da Cultura nesta cooperação entre os dois Municípios. São exemplos que queremos levar para os nossos jovens em Aveiro. Admiramos os valores e as regras do vosso sistema de ensino. Queremos aprender convosco em várias áreas, incluindo na Gestão Escolar. No domínio da Cultura, queremos continuar a estreitar os laços entre as nossas cidades e os nossos povos, desenvolvendo novas parcerias e projetos conjuntos, incluindo na preparação das celebrações

    dos 50 anos da nossa geminação, porque o mundo onde vivemos necessita urgentemente de investir em relações mais sólidas entre as nações, num exercício alimentador de Paz”, afirmou.

    Durante os três dias de visita oficial à Cidade de Oita, a Delegação de Aveiro participou num jantar de receção promovido pela Associação de Amizade Portugal – Japão, com sede em Oita, na noite de 21 de maio (quarta-feira). O evento contou com significativa atenção da comunicação social local e reforçou os vínculos de amizade entre as duas comunidades.

    Na área da Educação, destaque para a visita à Omichi Elementary School (1.º ao 6.º ano do Ensino Básico), onde o Presidente Ribau Esteves marcou encontro com a Direção da escola liderada pelo Presidente Dr. Kumi Fuchino e pelo Diretor Akihiko Tanaka, com quem foram exploradas possibilidades de intercâmbio escolar e partilha pedagógica.

    “Momentos como este — de contacto direto com docentes, alunos e cidadãos locais — são profundamente valiosos. Dão um significado real à nossa parceria, mostrando como o entendimento cultural e a aprendizagem partilhada aproximam ainda mais as nossas comunidades. A hospitalidade e a abertura do povo de Oita refletem a força da nossa relação, pela qual estamos profundamente gratos”, afirmou Ribau Esteves.

    Alunos japoneses visitam Aveiro em setembro

    Para o próximo mês de setembro, está prevista a visita a Aveiro de um grupo de alunos da Itawa Gakuen Junior and Senior High School, que apresentou em Oita um projeto de realidade virtual com o objetivo de preservar e divulgar o património histórico e contemporâneo das Cidades. Em Aveiro, os alunos recolherão imagens e conteúdos para integrar no projeto, que permitirá visitas digitais ao nosso território, a partir de qualquer ponto do mundo.

    A agenda em Oita incluiu ainda uma visita ao Museu de Arte da Cidade, onde o Presidente Ribau Esteves foi recebido pelo Diretor, Dr. Hisako Utsunomiya, que apresentou um projeto artístico dedicado ao bambu. O Museu demonstrou interesse em levar essa exposição e esse trabalho a Aveiro, no âmbito das comemorações dos 50 anos da geminação entre as duas cidades.

    Aveiro em Osaka esta sexta-feira

    A Delegação de Aveiro segue agora para Osaka, onde esta sexta-feira, 23 de maio, vai realizar a apresentação oficial do livro “A Sagres em Aveiro 2024”, dedicado à presença do Navio- Escola da Marinha Portuguesa na Cidade, por ocasião do Dia da Marinha 2024.

    A sessão, marcada para as 11h00 (hora local, menos 8 horas em Aveiro), contará com a presença do Diretor do Pavilhão de Portugal, Bernardo Amaral, da Diretora Adjunta, Cláudia

    Carmo, da responsável pelo Protocolo, Mariana Peça e do Administrador da AICEP, Paulo Rios. Estarão também presentes os Presidentes das Câmaras Municipais de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, de Águeda, Jorge Almeida, e de Anadia, Teresa Cardoso.

    Programa da Sessão Oficial – Pavilhão de Portugal (Expo 2025 Osaka):

    • 10h30 – Assinatura do Livro de Honra do Pavilhão de Portugal por José Ribau Esteves e o Vice-Presidente do Município de Oita, Shimizu
    • 11h00 – Sessão oficial de apresentação do livro A Sagres em Aveiro 2024
    • 11h04 – Palavras de boas-vindas pela Diretora Adjunta, Cláudia Carmo
    • 11h06 – Intervenção do Administrador da AICEP, Paulo Rios
    • 11h15 – Apresentação do livro pelo Presidente da CM Aveiro, José Ribau Esteves, e pelo Adjunto do Presidente, Simão Santana
    PUBLICIDADEspot_img
    Redação
    Redação
    Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.

    PUBLI-REPORTAGENS

    CONTEÚDO TELEVISIVO

    PUBLICIDADEspot_img
    Subscrição anual

    [variable_1] de [variable_2] subscreveu o Aveiro TV.  Clique para subscrever também!