Iryna Skulska, 44 anos, investigadora científica na área da gestão florestal, é a primeira candidata do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de São Bernardo. Tem centrado a sua investigação na governança e gestão dos terrenos comunitários – os baldios – em Portugal Continental, estudando o seu papel na resiliência aos incêndios, no desenvolvimento rural e na valorização dos bens comuns.
É especialista em Ecologia Florestal (Universidade Técnica Nacional da Ucrânia) e mestre em Engenharia do Ambiente (Universidade de Aveiro). Desenvolve projetos ligados à gestão sustentável de recursos naturais, educação ambiental, ciência cidadã, silvicultura de base comunitária e combate ao abandono da gestão florestal. O seu trabalho incide também sobre vários riscos florestais, incluindo os incêndios.
A candidata tem no aumento do preço da habitação, na falta de transportes públicos na freguesia e no mau ordenamento de mobilidade na freguesia as suas principais preocupações. Da sua atividade profissional e cívica traz ainda várias preocupações ambientais e de desenvolvimento sustentável e de integração e não discriminação de imigrantes.
Natural da Ucrânia, é residente há vários anos em São Bernardo. É sócia da Associação de apoio ao imigrante em Aveiro e ativista nesta área.