Haverá tempo, ainda muito tempo, para falar das suas qualidades, do seu pensamento e da interpretação que faz da função presidencial.
Será importante, na minha ótica, escrever algumas palavras, sobre o porquê da candidatura de Gouveia e Melo, ser tão mal acolhida por uma classe política dominante, nas últimas 5 décadas.
GOUVEIA E MELO,
É uma personalidade independente dos partidos e das corporações, e , sendo eleito Presidente da República, tem toda a independência para exigir aos partidos políticos, mais eficiência na governação e na ação, e muito mais sentido de interesse nacional na implementação das reformas, que, são cada vez mais necessárias, até como ação fundamental, no surgimento e no crescimento de radicalismos e extremismos.
A verdade, é que retirando Ramalho Eanes, todos os Presidentes, vieram de percursos políticos e de lideranças partidárias.
OS PARTIDOS, GOVERNAM MAIS PARA SI PRÓPRIOS,
E muito pouco para os cidadãos, pouco preocupados com a criação de mais riqueza, e a justa aspiração dos cidadãos na distribuição dessa mesma riqueza.
PORQUE OS PARTIDOS CONVIVEM TÂO MAL, COM GOUVEIA E MELO?
Um homem que serviu Portugal durante mais de 40 anos, sem dependências partidárias, ou outras, e eficiente ao longa da sua vida nas missões que lhe foram confiadas.
Vejamos algumas afirmações de Gouveia e Melo:
“Não estou a ver que Portugal tenha de ser um país pobrezinho, um país de coitadinhos, um país periférico. Todos temos de lutar “
(Nascer do Sol – Agosto de 2024
“Tem de haver uma classe média forte, para afastar as pessoas dos extremismos.”
(Correio da Manhã, Abril de 2024)
“O centro político, deve ser forte e encontrar soluções.”
(DN – Maio de 2024)
“O nosso país tem muitos problemas que tem de resolver. O que é perigoso é a simplificação das soluções. Há forças políticas que advogam soluções muito simplificadas, que podem ser perigosas em termos de execução.”
(Noticias Magazine – Dezembro de 2021)
“ Não tenho nada contra o poder político, acho que é uma causa nobre “
(Correio da Manhã -Dezembro de 2021
PORQUE TÊM ALGUNS ATORES POLÍTICOS,
Tanto medo de Gouveia e Melo?
Seria bom que todos nós meditássemos sobre isso!
Alguém de bom senso, por mínimo que seja, acredita que possa existir numa estrutura militar, alguma tentação de subversão da ordem pública?
Alguém acredita, que uma Constituição da República possa ser alterada, sem que, para o efeito, não haja uma ampla maioria de 2/3, que abra uma reflexão de revisão futura?
MAS TÊM MEDO DE QUÊ?
Nunca o Almirante Gouveia e Melo se manifestou contra o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos.
Bem antes pelo contrário…
Gouveia e Melo, tem tido manifestações públicas que visam um grande reforço dos direitos fundamentais, na sua plenitude…seja na habitação, na saúde, na justiça, na educação ou na cultura, porque sem estes direitos fundamentais, em boa verdade, os cidadãos nunca terão os seus direitos como garantidos e como parte ativa da sua plena cidadania.






