Câmara Municipal de Aveiro reforça relações com a Casa Real do Havai e a Câmara Municipal de Bissau

Data:

No dia 4 de novembro, tiveram lugar, no edifício dos Paços do Concelho, duas receções oficiais entre o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, e duas comitivas estrangeiras. O primeiro encontro foi com a Chefe Principal da Casa Real do Havai, Ka Hale Ali’i O Kamakehelei. Já o segundo realizou-se com o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís Simão Enchama.

A Princesa, na sua visita a Aveiro, veio conhecer a Cidade e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da tecnologia, cultura e educação, em particular com o Município e a Universidade de Aveiro. Durante o dia teve ainda a oportunidade de visitar os Museus de Aveiro e a IPSS Florinhas do Vouga onde ofereceu máscaras às crianças.

            O Reino do Havaí foi estabelecido durante os anos de 1795 a 1810, com a subjugação dos chefes tribais independentes de Oahu, Maui, Molokai, Lanai, Kauai e Niihau e pelo chefe tribal da Ilha Havai (ou “Big Island”) dentro de um governo unificado. O Reino foi derrubado em 17 de janeiro de 1893 e a República do Havaí foi estabelecida. Finalmente, tornou-se o estado do Havaí, Estados Unidos da América.

A receção ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau Luís Simão Enchama, teve como base a apresentação de uma proposta de acordo de geminação de Bissau com Aveiro, da iniciativa da CMBissau.  

Assim, e com vista a desenvolver desde já ações de cooperação da CMBissau com a CM Aveiro, com o envolvimento da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro (EFTA), dado o facto da EFTA realizar já há alguns anos trabalho de cooperação com Bissau no que respeita à formação profissional na área de Turismo de Jovens de Bissau. Luís Enchama lançou o desafio a Ribau Esteves para que Aveiro possa apoiar Bissau no intercâmbio escolar, além de outras áreas a definir, através de uma geminação.

Este desafio tem como base o facto de alguns Jovens de Bissau estarem a estudar na EFTA, pelo que se pretende criar condições para que sejam lecionados cursos na área do turismo e formação profissional em Bissau, evitando, assim, a deslocação dos Estudantes, aprofundando a relação da EFTA e com Aveiro. O Presidente da CMA aceitou o desafio, pelo que se vai avançar desde já com uma proposta de Acordo de Cooperação nesta área, alinhavando também ações noutras áreas de cooperação.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend