COVID-19: Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira já em funcionamento

Data:

O Município de Santa Maria da Feira tem já em funcionamento a Estrutura de Apoio de Retaguarda para receber casos positivos de SARS-CoV2 que não carecem de cuidados hospitalares. A estrutura abriu as portas na manhã de 2 de dezembro, no Centro Social Vilamaiorense, na freguesia de Vila Maior.

A abertura oficial da Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira, momento em que foi também assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o Centro Social Vilamaiorense, contou com a presença do Secretario de Estado da Mobilidade, atualmente a exercer as funções de Coordenador do Estado de Calamidade na região Norte, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, a presidente da Direção do Centro Social Vilamaiorense, Judite Almeida, entre outras entidades com responsabilidade nas áreas da Saúde, da Segurança e da Proteção Civil, no concelho e em toda a região.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda de Santa Maria da Feira tem uma capacidade para 21 camas, podendo ser alargada até às 28 camas, e é assegurada por uma equipa técnica composta por 25 profissionais que, organizados em turnos, garantem o acompanhamento dos utentes durante 24 horas. Os utentes são encaminhados para esta estrutura pelo Hospital de S. Sebastião, sede do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, unidade que dá resposta a cerca de 350 000 habitantes.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, não escondeu o orgulho por o território ter conseguido montar uma estrutura deste género em tão pouco tempo. “Temos conseguido dar uma resposta extraordinária, em várias frentes, de apoio e de retaguarda, fruto de um trabalho de articulação entre as várias entidades com ação na saúde, ação social e proteção civil”, frisou, acrescentando que aqui está a “resposta de uma coletividade – Centro Social Vilamaiorense –, de uma freguesia, da nossa comunidade”.

Tem sido notável a forma como as Câmaras Municipais têm conseguido afetar recursos e também o seu trabalho de coordenação e de articulação entre instituições”, referiu o Secretário de Estado felicitando Santa Maria da Feira pelo trabalho conjunto ddesenvolvido que tem sido determinante desde o início da COVID-19.

Atualmente, o território de Santa Maria da Feira tem já duas respostas de retaguarda. O Inatel para pessoas não infetadas com a COVID-19 e a Estrutura de Apoio de Retaguarda, em Vila Maior, para utentes positivos para o SARS-CoV2.

 

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend