ObservaRia olha para o céu mesmo em tempo de pandemia

Data:

O evento dedicado à observação de aves e turismo de natureza está de regresso, de 8 a 11 de abril, num formato online adaptado à pandemia da COVID-19. A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair não só promove o território natural do BioRia, projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade de Estarreja, como é um espaço privilegiado de debate sobre as temáticas ambientais que estão na ordem do dia.

Por estar naturalmente condicionada e adaptada ao cenário imposto pela pandemia, a edição deste ano implica a não ocorrência da habitual feira de expositores, levando as atividades para novos palcos.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja, a 5.ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair contempla talks, tertúlias e workshops desenvolvidos por um painel internacional de oradores. O programa, que será divulgado brevemente, inclui ainda a realização do ciclo de palestras intitulado “Biodiversidade entre nós” (sexta-feira, dia 9 de abril) e prevê a exibição de documentários.

Serão muitos os convidados de renome que farão parte do programa. Ricardo Lourenço, fotógrafo de Natureza e vida selvagem, foi um dos primeiros nomes a ser revelado para esta edição da ObservaRia, uma vez que é o autor da fotografia que ilustra o cartaz de 2021, mostrando a beleza de um guarda-rios (Alcedo atthis).

Nomes da BBC, National Geographic e cinematógrafo de David Attenborough

Um dos convidados estrangeiros que vai marcar presença neste evento estarrejense é Stephen Moss, conceituado naturalista britânico, autor e produtor de televisão, com uma longa carreira dedicada à divulgação da vida selvagem, impulsionada pela sua grande paixão pelo mundo das aves.

Bertie Gregory é outro nome marcante da ObservaRia deste ano. Cinematógrafo na série de Sir David Attenborough “Seven Worlds, One Planet”, da BBC, foi produtor e apresentador das séries online “Wild Life: Resurrection Island” e “Wild Life: The Big Freeze” da National Geographic. Com uma carreira emocionante a filmar vida selvagem nos ambientes mais inóspitos e marcantes do mundo, Bertie Gregory terá muitas histórias e aventuras para partilhar com o público da ObservaRia.

A americana Caroline Van Hemert vai-nos levar numa extraordinária viagem de 6,400km pelo Alasca, da qual resultou o livro “The Sun is a Compass”. Uma épica aventura que inspira pela sua ligação ao mundo natural, e que é também uma ode à resiliência humana, traduzida numa viagem de seis meses, sem recurso a veículos motorizados, por alguns dos locais mais selvagens da América do Norte.

Premiado pelas fantásticas imagens que capta debaixo de água, João Vieira Rodrigues também é outra presença confirmada. Biólogo marinho, fotojornalista e cineasta, tem no seu curriculum participações no “Europe’s Wild Islands” da National Geographic, e no “Blue Planet 2” da BBC, entre outros documentários. É colaborador da Revista National Geographic Portugal e diretor e produtor da Chimera Visuals, através da qual realizou “Cavalos de Guerra – O Filme”.

Entre os convidados portugueses, destacam-se também Anabela Narciso e Alexandre Narciso, autores do premiado blog de viagens VagaMundos, numa participação dedicada aos fãs de turismo de natureza.

Dia dedicado às escolas 

À semelhança de edições anteriores, o primeiro dia da ObservaRia (quinta-feira, 8 de abril) será dedicado ao público escolar, desafiando os alunos do concelho de Estarreja a participar em diferentes iniciativas, cujo resultado final será divulgado nas redes sociais do Município. As ações foram idealizadas para uma participação à distância, permitindo o envolvimento das crianças, famílias e educadores com toda a segurança.

Estarreja é detentora de um vasto património natural, albergando uma grande diversidade de espécies de plantas e animais, incluindo várias espécies protegidas. É, por isso, um destino privilegiado, ideal para qualquer amante da Natureza. Um património único que a ObservaRia vem divulgar.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend