Município promove Semana da Interculturalidade | 17 a 23 de maio

Data:

O Município de Oliveira do Bairro vai promover, entre 17 e 23 de maio, a Semana da Interculturalidade, no âmbito do seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área dos Migrantes, explica que esta “é mais uma iniciativa promovida pelo Município para ativar e mobilizar a comunidade local para a plena inclusão dos migrantes que escolheram Oliveira do Bairro como sua casa”.

“O contacto com a diversidade e com outras culturas enriquece-nos enquanto cidadãos, tornando-nos mais criativos, solidários e tolerantes”, acrescentou a autarca de Oliveira do Bairro.

A Semana da Interculturalidade de Oliveira do Bairro tem como objetivos estimular o diálogo entre as culturas e o respeito pelas identidades culturais e tradições, relembrando que a cultura não é um património estanque, mas sim dinâmico e vivo, aberto a diferentes influências e ao diálogo.

Ao longo da semana vão ser promovidas várias atividades, como uma exposição sobre literatura chinesa para a infância, que pode ser visitada na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, uma exposição de fotografia e mostra de objetos tradicionais de vários países, na Sala de Exposições da Câmara Municipal, e ainda vídeos com workshops, demonstrações, testemunhos e filmes, que serão promovidos na página de facebook e transmitidos no canal youtube do Município ou no Quartel das Artes.

A iniciativa conta com o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, do Alto Comissariado para as Migrações e do Instituto Confúcio, da Universidade de Aveiro.

O Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM) do Município de Oliveira do Bairro tem como objetivo o delineamento de estratégias locais de acolhimento e integração de migrantes através da implementação de medidas em variadas áreas de intervenção, desenhadas com a participação dos diferentes interlocutores locais.

Neste âmbito, a autarquia oliveirense avançou para a criação do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, inaugurado em fevereiro de 2020, que presta apoio e informação geral em diversas áreas, nomeadamente regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Outra das principais iniciativas que a autarquia de Oliveira do Bairro tem implementado neste âmbito é o curso de “Português Língua de Acolhimento”, que tem como objetivo oferecer uma resposta mais ajustada às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa de pessoas migrantes residentes no município, percebendo que o domínio da língua portuguesa é fundamental para uma inclusão plena na comunidade de acolhimento, facilitando e promovendo o acesso às mais diversas áreas, como é o caso da inserção profissional, cidadania e participação cívica, capacitação e formação ou, por exemplo, o acesso à saúde, entre outras.

 Semana da Interculturalidade Oliveira do Bairro – 1.ª Edição

PROGRAMA

A decorrer toda a semana:

– Exposição sobre literatura chinesa para a infância “Sonhos coloridos do Oriente” – Biblioteca Municipal
– Exposições de fotografia e mostra de objetos tradicionais de diversos países – Sala de Exposições da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

17 de maio

14h00 – Vídeo Semana da Interculturalidade – Viagem à vida, histórias e os rostos dos migrantes de Oliveira do Bairro
17h00 – Sessão de Abertura da Semana da Interculturalidade: Inauguração das Exposições de fotografia e mostra de objetos tradicionais oriundos de diferentes partes do mundo – Sala de Exposições da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
21h00 – Filme: Povo Inventado – Ecos de Cabo Verde – Quartel das Artes (Entrada Livre)

18 de maio

16h30 – Demonstração de Artes Marciais & Dança do Dragão
17h00 – Workshop online: Caligrafia e Pintura Chinesa (54 minutos)
21h00 – Filme: Sobre sonhos e liberdade – Quartel das Artes (Entrada livre)

19 de maio

10h30 – “Nós e as Histórias” – Conto Intercultural – “Os de Cima e os de Baixo”
21h00 – Filme: Li Tong – prémio de longa-metragem do Festival de Avanca 2009 – Quartel das Artes (Entrada Livre)

20 de maio

19h00 – Vídeo: Ano Novo chinês (39 minutos e 43 segundos)
21h00 – Vídeo: O Teatro das Sombras: “Wu Song derrota o Tigre” (8 minutos 44 segundos)

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento

10h00 – Contos multiculturais: literatura infanto-juvenil chinesa: “A Semente de An” e “Festival do Barco-Dragão”
15h00 – Workshop online: Cerimónia do chá (34 minutos e 49 segundos)
18h30 – Workshop online: Gastronomia chinesa – Paladares da cozinha chinesa (16 minutos e 39 segundos)

22 de maio (Sábado)

10h30 – A Hora do Conto – “O rouxinol da China”
14h30 – Workshop online: Festival das lanternas: História, tradições, lanternas, enigmas e gastronomia chinesa (43 minutos e 54 segundos).

23 de maio (Domingo)

12h00 – Testemunhos de jovens migrantes
18h00 – Testemunhos dos migrantes José Hurtado e Marilyna Gil

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend