Jornadas Europeias do Património

Data:

A Câmara Municipal de Aveiro associa-se, mais um ano, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que terão lugar de 24 de setembro a 3 de outubro, subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”.

Neste sentido serão promovidos espetáculos em espaços Municipais e diferentes atividades de Serviços Educativos nos Museus de Aveiro.

Na Praça da República / ATLAS Aveiro poderá ser apreciada “Atlas 2.0 – religação entrópica”, Instalação de Luz no Património por Henrique Vilão. Acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro às 21h00 um acontecimento, único e irrepetível, que marca o início do período de exibição e ligará toda a instalação. Este projeto procura estabelecer uma relação profunda entre a luz e o Edifício Atlas, com o intuito de dar a ver a arquitetura deste local histórico de Aveiro, da autoria de Fernando Távora.

A luz é o recurso central desta iniciativa, uma proposta imersiva que conjuga a arte contemporânea e os lugares de maior relevância patrimonial das cidades do Eixo Cultural A25. Terá lugar também nas Cidades de Viseu e da Guarda.

Na sexta-feira, dia 24 de setembro, pelas 19h00, será apresentado o espetáculo “Diário de uma Pandemia” da autoria de Gerson Batista e interpretado por Inês Filipe no Centro de Congressos. Os bilhetes, gratuitos, ficarão disponíveis no local a partir das 17h30.

Trata-se de um espetáculo musical e visual com recurso a música eletroacústica para piano, arte visual e multimédia, onde o público terá oportunidade de viajar por um mundo sonoro e visual, que será capaz de o envolver e transportar ao espírito do momento. Um projeto apoiado pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.

Na semana seguinte, dia 1 de outubro, sexta-feira, com sessões às 16h00, 17h00 e 18h00, será exibido o espetáculo “Inside Door – Movimento Silencioso” na escadaria Atlas/Aveiro. Tem entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço.

“Inside Door-Movimento Silencioso” é um projeto de instalação artística que promove a arte em época de pandemia. Os bailarinos instalam-se no espaço e a criação que apresentam utiliza o movimento que trabalham com o silêncio, desenvolvendo pequenos espetáculos de 30 minutos. É um projeto de ÁLVARO RIBEIRO apoiado também pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”

Igualmente no dia, pelas 19h00, a Igreja das Carmelitas recebe “Há Noite nas Carmelitas”. Um recital de Clarinete e Piano por Samuel Marques e Dana Radu. Terá entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço

Neste recital de clarinete e piano, o clarinetista Samuel Marques e a pianista Dana Radu irão interpretar um programa eclético, onde coexistirão obras de compositores portugueses contemporâneos a par de repertório (neste caso francês) mais tradicional e de grande relevância para os instrumentos em causa. Este projeto faz parte da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza” da CMA.

 

Atividades de Serviços Educativos

Nos dias 24, 28, 30 de setembro e 2 de outubro, sempre às 10h00, terá lugar a visita ao Museu da Cidade “Aveiro somos todos nós!” Partindo da exposição permanente explora-se a cidade e os registos que a História dela deixou, mostrando a diversidade das pessoas e da forma como o espaço urbano tem vindo a ser utilizado. A visita é complementada com a exposição temporária Escrito Sob o solo, reveladora dos vestígios materiais da ocupação do território.

Destina-se ao público em geral.

“Botica Conventual” é a proposta de uma visita com extensão ao Parque Infante D. Pedro onde os participantes são levados a colher algumas plantas para um herbário e, simultaneamente, conhecerão a personagem que dá nome ao Parque e a sua relação familiar com a Princesa Santa Joana, sua sobrinha. A atividade termina no Museu de Aveiro / Santa Joana. Vai acontecer nos dias 25 de setembro, 2 de outubro às 15h00 e no dia 3 de outubro às 11h00. Destina-se a famílias. As inscrições poderão ser feitas através do [email protected]

Também para famílias serão promovidas visitas “Safari dos animais”. Inicia-se com a visita do “Safari dos Animais” [jogo], seguindo depois para o espaço infantil e juvenil da Biblioteca, escolhendo histórias de Sophia de Mello Breyner / Ducla Soares / O Cuquedo de Clara Cunha … sobre animais fantásticos, tais como a Fénix, os Leões, as Águias, Touros e Serpentes, Dragões e outros encontrados nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana. Será desenvolvida nos dias 2 de setembro e 2 de outubro às 11h00. Inscrições em [email protected]

No dia 2 de outubro, pelas 10h00, vai realizar-se a visita à exposição Escrito Sob o Solo e Caminhar Sobre a Muralha. Após a introdução na exposição “Escrito sob o Solo”, partimos para a exploração da cidade, calcorreando o percurso da muralha e a relevância dos trabalhos arqueológicos para conhecer a memória e como ainda hoje molda o urbanismo.

Destina-se ao público em geral e é sujeito a inscrição prévia ([email protected]).

À mesma hora e dia, mas no Museu da Cidade terá lugar o atelier “Cerâmica em estado líquido” onde se irá trabalhar a nobre porcelana e sentir a suavidade desta pasta cerâmica, que na forma de barbotina tem toque de seda, envolvendo as folhas, plantas, ramos e flores, que vão ficar imortalizadas pela cerâmica em estado líquido.

Esta ação destina-se a famílias e é sujeita a inscrição prévia ([email protected])

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend