“À Mesa com Júlio Dinis”

Data:

Chef Luís Lavrador recriou 2 ementas retiradas da obra literária “À Mesa com Júlio Dinis”, da autoria da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, que podem ser servidas no fim de semana gastronómico, de 11 a 14 de novembro. Estão lançados os ingredientes e temperos para o workshop de preparação de receitas agendado para 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis.

Decorreu esta quarta-feira, na Escola Secundária Júlio Dinis, tendo como convidados os profissionais da restauração do Concelho, a sessão de apresentação do fim de semana gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis”, que integra a candidatura (RE)VIVE & FICA, promovida pela SEMA- Associação Empresarial.  A Câmara Municipal de Ovar, evocando o escritor Júlio Dinis e a sua ligação pessoal e literária a Ovar, no ano dos 150 anos da sua morte, marca presença aliando gastronomia, turismo, literatura e desenvolvimento da economia local, com especial foco na restauração e hotelaria.

Tendo como base e fio condutor as referências gastronómicas da obra literária “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, o evento tem como destinatários os restaurantes do Concelho de Ovar, que estão convidados participar no fim de semana gastronómico temático. O público será convidado a sentar-se à mesa de um dos restaurantes aderentes e a degustar uma ementa “dinisiana”. A iniciativa conta com o apoio Agrupamento de Escolas Ovar Sul, nomeadamente do curso profissional de restauração, e da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

Convidado para recriar a confeção dos menus, o Chef Luís Lavrador, reconhecido pelo seu percurso profissional de sucesso, onde, entre outros, ocupou funções como chef oficial da seleção portuguesa de futebol e arrecadou prémios como “Chef Cozinheiro do Ano 2006” e o prémio “Chef Silva 2010“, atribuído pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, acredita que este encontro é “uma forma diferente de dar a conhecer a cultura de Ovar, das suas gentes, saborear a comida genuína, através de receitas simples”. Atento ao contexto, pretende “trabalhar os produtos da terra e a cozinha de proximidade, com processos sustentáveis e promovendo a economia circular”. Lançando o repto aos empresários e profissionais de restauração, presentes ou não na sessão de apresentação, o Chef Luís Lavrador disse estarem “lançados todos os ingredientes e temperos para o sucesso do evento”.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura do Município, reforça a convicção no potencial deste fim de semana gastronómico que “tem como objetivo colocar a cultura ao serviço da economia local, dinamizando os restaurantes e reforçando a coesão territorial. Este evento é o início de algo com muito valor para o Concelho e que só pode ter sucesso se todos estiverem unidos. Autarquias, restaurantes, hotelaria, público, estão todos convidados a participar. É um evento que promove a cultura, a gastronomia, a economia, a nossa identidade. Contribui para a dinâmica da atividade turística do município e da região; oferece uma experiência diferente, gastronómica e literária.”

Para a promoção do evento, a Câmara Municipal de Ovar, para além dos meios habituais, irá distribuir um dístico/selo de restaurante aderente, individuais de mesa, e trabalhar ementas personalizadas, para além de assegurar o trabalho de organização e apoio logístico.

Durante o fim de semana gastronómico, a autarquia dinamiza ainda atividades complementares ao evento, que pretendem alargar o envolvimento da comunidade. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense estará aberto ao público, com entrada gratuita. Já no dia 14, domingo, terá lugar o “Almoço Literário” com ponto de encontro no Museu, às 10h00, e com passagem pela “Casa dos Campos”. A viagem termina à mesa e o almoço será servido na Sede do Grupo Folclórico “Os Moliceiros”, com a degustação das receitas “dinisianas”.

A exposição da ilustração de “O Canto da Sereia”, conto/novela de Júlio Dinis, por Pedro Podre, está aberta ao público no mercado Municipal e pode ser visitada até 22 de novembro.

Os restaurantes do Concelho de Ovar que pretendam aderir ao workshop de preparação com o Chef Luís Lavrador, já no próximo dia 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis, devem proceder à sua inscrição através do formulário Workshop “À Mesa com Júlio Dinis” 19 outubro.

Mais informação, em [email protected] ou através do 256 509 153/930 409 207

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend