Percurso do Ameal em Águeda inaugurado com caminhada solidária contra a Pólio

Data:

O Percurso do Ameal, uma intervenção feita pelo Município de Águeda num total de 10 quilómetros, foi ontem inaugurado, com uma caminhada solidária contra a Pólio, numa ação realizada em parceria com o Rotary Club de Águeda.

Trata-se de um percurso pedestre circular, na zona da Várzea de Águeda, que inclui alguns passadiços, ligando as duas margens da Ribeira do Ameal. A par do percurso propriamente dito e dos passadiços em madeira, a intervenção incluiu a reabilitação das margens ribeirinhas, à imagem do que tem sido feito pelo Município de Águeda por todo o concelho.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientou que a reabilitação de rios e ribeiras é uma política estratégica para o Município assumida desde há alguns anos e que se reflete na “recuperação das linhas de água e dos espaços ribeirinhos, mantendo os seus ecossistemas, numa lógica de respeito pela biodiversidade e sustentabilidade ambiental”, disse, acrescentando que o intenso trabalho que tem sido realizado “é apontado, por diferentes organismos, como referência no que se deve fazer a este nível”.

O Município, com mais de 1.500 quilómetros de linhas de água, tem desenvolvido por todo o concelho ações de requalificação destas zonas com recurso a soluções de base natural e para as quais tem conseguido apoio financeiro europeu. Esta em concreto da Ribeira do Ameal, em conjunto com a uma intervenção realizada na Ribeira da Aguieira e Rio Marnel, contou com financiamento do Fundo Ambiental de cerca de 100 mil euros.

Esta intervenção, que acontece numa numa zona mais próxima do centro da cidade e que evidencia este trabalho que está em curso pelo concelho, é um apontamento de transformação de um troço que até aqui era pouco visitado num percurso pedestre curto, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e que premeia o contacto com a Natureza.

O Presidente da Câmara Municipal, que convida a população a usufruir deste espaço, aproveitou a ocasião para avançar que este percurso “é o prenúncio do que poderá vir a ser o parque natural urbano de Águeda, um espaço de lazer e que demonstrará um respeito muito grande pela natureza e pela sustentabilidade ambiental”. Um projeto que está a ser desenvolvido e que será apresentado em breve.

“Neste dia, em que fazemos esta caminhada, enaltecemos também o papel do Rotary na erradicação da Pólio, lembrando que pequenos contributos são muito relevantes para construirmos um mundo melhor, com mais saúde, principalmente em geografias mais complicadas e desfavorecidas do que a nossa”, disse ainda Jorge Almeida.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal de Albergaria celebrou os 50 anos do 25 de Abril com várias atividades ao longo do mês

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Espinho

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...
Send this to a friend