Nova exposição encena e invoca a dissecação de corpos

Data:

O Centro de Arte Oliva (CAO), em S. João da Madeira, inaugura neste sábado, 4 de março, a partir das 17h00, a exposição “Teatro Anatómico”, criada por João Sousa Cardoso e que analisa as relações entre a cultura visual, a antropologia e as políticas do corpo. Ficará patente ao público até 30 de dezembro.

Esta é uma exposição inspirada no Teatro Anatómico de Pádua, em Itália, inaugurado em 1595 e o primeiro do mundo, um exemplo do progresso científico no estudo da anatomia, e modelo para os seguintes teatros das principais universidades da Europa.

“Teatro Anatómico” pretende, como informa o CAO, “dissecar e refletir uma coleção complexa, sinuosa e orgânica, desalinhada do campo da arte contemporânea”, como é o acervo reunido por Richard Treger e António Saint Silvestre, ao longo de mais de 40 anos.

Esta exposição, com curadoria de João Sousa Cardoso, convida também a “uma experiência local dos sentidos que implica os corpos e a materialidade das imagens, no regime atual da economia virtual”, desafiando o público a pensar “a crueldade capaz de suspender os ciclos da barbárie”.

O CAO revela que “o percurso na exposição é marcado por um ambiente obscuro e um desenho de luz em alto contraste sobre as obras, remetendo tanto para um ambiente punk retro futurista como para as pinturas negras que Francisco de Goya realizou, com uma visão limitada, sobre a carne, os desastres da guerra e a magia, no fim de vida.

Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Paris Descartes (Sorbonne), João Sousa Cardoso, curador da exposição, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (2005-2009). Dirigiu o “Teatro Expandido!” (2015), no Teatro Municipal do Porto. Realizou vários filmes. É professor na Universidade Lusófona. Escreve regularmente para o jornal Público e a revista Contemporânea.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Caminhada e cãominhada em Oliveira do Bairro

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, por intermédio...

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...
Send this to a friend