Município de Oliveira do Bairro repete distinção a cuidadores informais

Data:

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das autarquias portuguesas “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

A distinção foi alcançada no âmbito da 2.ª edição da iniciativa “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, e teve por base o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’, que a autarquia oliveirense lançou em 2022, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde.

Através de um programa de formação gratuita, o projeto psicoeducativo ‘(IN)Formar para Cuidar’ destina-se a cuidadores formais e informais, com o objetivo de proporcionar, por um lado, um suporte educativo/informativo, onde é fornecida informação útil e instrumental sobre diversas temáticas pertinentes, e, por outro, um espaço de suporte emocional, para expressar e normalizar emoções associadas aos temas abordados.

De acordo com a organização, o projeto apresentado por Oliveira do Bairro foi mesmo “um dos que obteve as melhores avaliações globais”, de entre as 42 autarquias que conseguiram o Selo de Mérito da iniciativa.

Recorde-se que em 2022, o município oliveirense conseguiu a mesma distinção com o projeto “ProximIDADES”, de apoio aos idosos em situação de maior vulnerabilidade.

Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social e da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, congratulou-se “por ver mais um projeto do Município ser premiado e reconhecido a nível nacional”, partilhando o mérito com “a UCC Cubo Mágico da Saúde, com que temos trabalhado de forma muito próxima e eficiente, com o foco na humanização dos cuidados prestados a quem mais precisa”.

De acordo com a autarca, “o projeto ‘(IN)Formar para Cuidar’ já permitiu ministrar formação gratuita a cerca de seis dezenas de cuidadores, entre informais e colaboradores de IPSS, contando com uma equipa multi e interdisciplinar, que inclui profissionais das áreas da gerontologia, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia e saúde oral, para além da participação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e da Guarda Nacional Republicana”.

Depois de realizada uma edição em 2022 e iniciada outra já este ano, Lília Ana Águas refere que as formações no âmbito do projeto “são para continuar e é nossa intenção reforçar essa periodicidade, passando a realizar duas por ano, tendo em conta as melhorias significativas que registámos nos cuidadores e sabendo que a sobrecarga associada ao cuidado de pessoas idosas com dependência, de causa física ou mental, é para nós uma prioridade em termos de saúde pública”.

A “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais” é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias portuguesas nesta área, através da atribuição de selos de mérito.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

Censos revela a existência de quase um milhão de animais errantes em Portugal

Estes dados confirmam a crise que a Animalife tem...

A AHT comemorou 10 anos de existência no dia 28 de abril

O dia iniciou com um passeio de tratores pelos lugares das freguesias, que teve o seu início no largo da Junta de Freguesia de Talhadas, e de onde partiram 14 tratores

Segundo aniversário do Centro de Interpretação da Pateira de Frossos

O Município de Albergaria-a-Velha celebrou o segundo aniversário do...

Município de Oliveira do Bairro na Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

O Município de Oliveira do Bairro repete a sua...
Send this to a friend