São João da Madeira

Câmara cria estrutura de apoio à vítima

Abertura do gabinete Aurora contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade.

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, esteve em S. João da Madeira, no final de setembro, para a apresentação do espaço Aurora, estrutura de apoio à vítima criada pelo município sanjoanense, no quadro da prevenção e do combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica.

Esta nova estrutura constitui-se como um espaço de atendimento e acompanhamento das pessoas vítimas de violência, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica efetuada por uma equipa técnica especializada, bem como através de uma intervenção promotora da segurança de quem se encontra nessa situação.

Homenagem à Irmã Antónia

Numa singela homenagem à irmã Maria Antónia Guerra Pinho, a Secretária de Estado Rosa Monteiro colocou um ramo de flores junto à placa com a imagem da religiosa, inaugurada no Largo da Capela do Parque de N.ª Sra. dos Milagres em setembro deste ano, numa iniciativa promovida pelo Município de S. João da Madeira, em articulação com a Paróquia. A governante foi acompanhada pelo Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, e pela Vereadora da Ação Social, Paula Gaio.

A Freira Antónia Pinho (1958-2019) foi vítima de um crime brutal, tendo sido homenageada a título póstumo pela cidade de S. João da Madeira com uma placa que perpétua o sorriso franco e contagiante que a caracterizava, memorial que constitui também uma condenação profunda da violência em geral e, muito especialmente, da violência contra as mulheres.

Para mais informação, clicar AQUI.

Todas as Categorias