CMOvar decreta dia de Luto Municipal pelo falecimento do Reverendo Padre Manuel Pires Bastos

Data:

Acolhendo a expressão do sentimento e profundo pesar do Povo Vareiro, pela inusitada notícia da morte do Reverendo Padre Manuel Pires Bastos, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, decretou Luto Municipal para o dia 09 de novembro, pela irreparável perda humana, paroquial, institucional, social e cultural.

Um Ser Humano que sempre esteve presente com a Sua ação e a Sua palavra, orientando e confortando, em especial, todos aqueles que mais precisavam.

Manuel Pires Bastos nasceu em Loureiro, Oliveira de Azeméis, em 7 de maio de 1935. Em 1958, foi ordenado padre.

Era pároco de Ovar desde 7 de dezembro de 1975. Em 2008, celebrou as bodas de Ouro Sacerdotais, tendo sido agraciado pela Câmara Municipal de Ovar com a Medalha de Mérito Municipal Ouro.

Nomeado pároco de S. Cristóvão de Ovar, num momento conturbado da vida local e nacional (após o 25 de novembro de 1975), o Reverendo Padre Manuel Pires Bastos destacou-se na comunidade pelo seu espírito aberto e dialogante, sendo capaz de congregar os seus paroquianos e levar por diante múltiplas atividades em prol do bem comum.

Para além da sua atividade pastoral (pároco e assistente espiritual de movimentos católicos), o Padre Manuel Pires Bastos renovou por completo o quinzenário «João Semana», transformando-o num jornal noticioso e dinamizou inúmeras atividades no campo da música (troupes de Reis, orquestra típica, coros, entre outros). Licenciado Ciências Históricas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a história local era uma das suas paixões, publicando, com regularidade, artigos do maior interesse.

Em 2009, em conjunto com um grupo de voluntários da Paróquia de São Cristóvão, criou o projeto Mãos Solidárias, visando fornecer ao meio-dia, de segunda-feira a sábado, uma sopa diária e um suplemento alimentar a pessoas ou agregados familiares mais vulneráveis. Este projeto reveste-se hoje de grande importância social, tendo tido um papel crucial no pico da Pandemia COVID-19, razão pela qual foi distinguido, pela Câmara Municipal, em 25 de julho do corrente ano, com a Medalha de Mérito Municipal Cobre.

As cerimónias fúnebres, reservadas à família, decorrerão em Loureiro, sua terra natal.

A expressão do Luto, Respeito e Amizade será manifestada com o içar a meia haste da bandeira do Município de Ovar, nos edifícios camarários.

Redação
Redação
Na redação trabalhamos diariamente para o informar de uma forma isenta, trabalhando apenas a verdade. Porque sabemos que preza o nosso valor, porque sabemos que nos segue, nos lê e nos dá o seu apoio.
Publicidadespot_img

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA:

Subscrever

Publicidade

spot_img

POPULARES

MAIS DESTAS NOTÍCIAS
RELACIONADOS

O espetáculo “Lusitânia – The Show” em exibição até final de julho no Casino do Estoril

Com um elenco talentoso composto por dois cantores poderosos, dois acrobatas habilidosos e uma equipa de doze bailarinos apaixonados

ACRAP comemorou 16ª anos de existência no dia 21 de abril

Quase uma centena de pessoas estiveram presentes neste almoço, que além da comemoração da data, ficou marcado por uma homenagem a Elizabete Tavares

Assembleia Municipal Evocativa do 25 de Abril

No dia 25 de Abril, às 16h, Maria de...

Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, de 8 a 16 de Junho.

À música de artistas nacionais juntam-se espetáculos diversos, nomeadamente...
Send this to a friend