Aveiro Comunicados

Doutorado pela UA conquista Prémio Científico Mário Quartin 2020

Ricardo Zimmermann, ex-aluno do Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, foi um dos vencedores da 11ª edição do Prémio Científico Mário Quartin 2020, na categoria de Ciências Económicas e da Empresa. Este prémio distingue anualmente as melhores teses de doutoramento realizadas em Portugal e na América Latina.

A tese de doutoramento de Ricardo Zimmermann teve como objetivo principal estudar a relação entre as competências e capacidades de inovação das empresas e as estratégias de gestão da cadeia de abastecimento podem colaborar para melhorar o desempenho das empresas. O trabalho de campo foi desenvolvido incluindo amostras de Portugal e do Brasil. A tese, intitulada “Inovação e gestão de cadeia de abastecimentos: estratégias, capacidades e o efeito de alinhamento sobre o desempenho das empresas”, foi desenvolvida na Universidade de Aveiro com orientação dos professores Luís Miguel Ferreira e António Carrizo Moreira.

Prémio Científico Mário Quartin Graça, instituído pela Casa da América Latina e pelo Banco Santander, destina-se a distinguir teses de doutoramento realizadas por investigadores portugueses ou latino-americanos em universidades de Portugal ou da América Latina. Os temas devem ser de interesse comum ou resultar, na sua elaboração, da colaboração entre universidades de ambos os lados do Atlântico.

O prémio prevê as categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Económicas e Empresariais e tem o valor de três mil euros para cada uma das três categorias. Este prémio junta-se à distinção obtida nos 2020 Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research Awards na categoria Logistics & Supply Chain Management como Highly Commended.

Todas as Categorias